O Renault Kadjar pode ter a ambição de fazer frente ao best-seller da classe, o Nissan Qashqai, mas, em Portugal, tem pela frente um obstáculo: só é Classe 1 nas portagens quando associado à Via Verde, beneficiando do facto de ter um peso bruto acima dos 2300 kg, tração dianteira e medida vertical no eixo dianteiro inferior a 1.30 metros mas superior a 1,10 metros.

Contudo, o ponto de partida é a mesma do Qashqai: plataforma, mecânica e muito equipamento são partilhados entre os dois modelos, numa política natural de sinergias dentro da Aliança Renault/Nissan.

As alterações na suspensão necessárias para o Kadjar poder beneficiar da legislação que o torna Classe 1 nas portagens quando associado à Via Verde foi a razão principal de só agora ser lançado em Portugal, apesar de estar à venda em vários países há cerca de ano e meio.

Mas a Renault diz que o carro é perfeitamente atual e traz vantagens sobre os concorrentes.

E Miguel Oliveira, responsável de vendas a frotas da Renault, em entrevista à Fleet Magazine, salientava não haver qualquer atraso no lançamento: “O carro é introduzido no mercado agora e é agora que vamos trabalhar sobre ele. A Renault Portugal considerou o produto de tal maneira interessante e oportuno para a marca, até dado o peso que este segmento tem também nas empresas, que a opção foi preparar o produto para entrar no mercado nacional, com as condições necessárias para ter sucesso. E ele vem com condições de conquistar o mercado”.

As dimensões do Renault Kadjar – 4,45 metros de comprimento e 1,84 metros de largura – colocam-no entre o Captur e o Koléos, e são um pouco maiores do que as do Qashqai.

A mala é também ligeiramente mais ampla: 472 litros, ampliáveis até 1500 litros com o rebatimento dos bancos traseiros.

[slideshow_deploy id=’11465′]

Motor e preços

Comercializado na motorização 1.5 dCi de 110 cv, com uma caixa manual de 6 velocidades, o Renault Kadjar vem com dois níveis de equipamento: XMOD (com sistema Grip Control e pneus Mud & Snow 215/60 de 17″) e Exclusive.

A versão XMOD será comercializada por 29.710 euros, enquanto a versão topo de gama Exclusive terá um preço de 31.600 euros.

Com consumo médio de 3,9 litros (urbano, 4,2 l; extra urbano, 3,6 l/100 km) e emissões CO2 de 103 g/km, o Renault Kadjar dispõe de todos os sistemas de segurança e ajudas à condução dos restantes modelos da marca, incluindo auxílio à travagem de urgência, alerta de saída de via, reconhecimento da sinalização rodoviária com alerta dos limites de velocidade, assistência ao estacionamento e câmara de marcha atrás.

Para facilitar a condução, o Renault R-Link 2®, presente também no novo Espace, traz comandos por voz para a navegação, telefone, aplicações e rádio.

Construído à medida de Portugal

Veículo global para a Europa e vários países africanos da bacia do mediterrânio, o novo SUV da Renault insere-se num segmento que representa, actualmente, cerca de 1/5 dos automóveis vendidos em todo o mundo.

E no entanto, derivado da legislação relativa à classificação dos veículos para efeitos de portagens, a Renault teve de construir um Kadjar “à medida” para Portugal

Com especificações desenvolvidas e fabricadas especificamente para o nosso país, de forma a poder reivindicar um peso bruto superior a 2.300 quilos e assim ser taxado como Classe 1 nas portagens nacionais (com Via Verde), todos os Renault Kadjar comercializados em Portugal beneficiam da estrutura autoportante reforçada das versões 4X4 e de um eixo traseiro multibraço, também oriundo da versão 4X4, com afinação específica para a versão 4X2.

Esta solução permitiu aumentar a capacidade de carga útil para 879 kg (é de 536 kg nos restantes mercados), além de lhe reforçar as capacidades, as qualidades dinâmicas, o prazer de condução e o conforto.