Mais um comercial elétrico disponível no mercado português. Mas não um qualquer: o Kangoo é um dos furgões mais requisitados por profissionais e em modo elétrico, tal como nas restantes com motor de combustão, também pode dispor das famosas portas laterais “abre-te Sésamo“.
Exteriormente não parecem existir grandes diferenças entre o Kangoo 100% elétrico e as restantes versões, embora ele possa ser identificado por um ou outro pormenor.
Principalmente quando tem aberta a porta que se esconde atrás do símbolo colocado na grelha dianteira, deixando a descoberto a tomada de carregamento elétrico.
No interior também não são muito evidentes, à exceção de alguns comandos próprios de um carro elétrico, ou das informações relacionadas com essa condição e que surgem nos visores, quer no ecrã instalado atrás do volante, quer no colocado no central (pack easy link 8” com navegação e/ou câmara de marcha-atrás, opcional).
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Também não há muito de diferente na função primária deste tipo de veículo: proporcionar um habitáculo funcional e transportar carga.
Mantém-se a típica abertura das portas traseiras e, nas versões com separador basculante em rede, a abertura da porta lateral do compartimento de carga, em conjunto com a do condutor, proporciona um acesso amplo, para facilitar o transporte de objetos mais longos.
Por fim, a volumetria da caixa de carga e a capacidade de transporte da versão L1, a única com este motor, não sofrem alterações de relevo.
Impressões
Uma queixa recorrente de muitos profissionais que passam largas horas ao volante de veículos comerciais é a fraca insonorização deste tipo de modelo.
Se pouco pode ser feito em relação ao que se transporta na caixa de carga – na realidade isso depende muito daquilo que se leva e da forma como se acondiciona -, em relação ao ruído do motor nada se ouve. Como é natural num carro elétrico.
Também por causa dessa condição, outra vantagem é o modelo de transmissão dispensar pedal de embraiagem e constante recurso ao manípulo das velocidades.
Junte-se a este silêncio o trabalho de uma suspensão que mostra melhor desempenho do que alguns carros elétricos mais desportivos (desempenho em termos de conforto, entenda-se), e é provável que quem experimente uma Renault Kangoo 100% elétrica não queira regressar a uma com motor a gasóleo.
Se as voltas urbanas não excederem muito os 230 km, o condutor não abusar de acelerações sem motivo ou circular nos limites da tara e puder deixá-lo a carregar durante a noite, perfeito.
Ainda assim, é recomendável a escolha criteriosa da versão em função das necessidades de autonomia e das possibilidades de carregamento, porque as velocidades para fazê-lo variam bastante.
Custo de aquisição, valores de renting e características do Renault Kangoo Van E-TECH 100% Elétrico
Custo de aquisição | 33.547,14 euros |
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Renda 36 meses | 884,65 euros |
Renda 48 meses | 788,59 euros |
Motor elétrico | 90 kW (120 cv) |
Binário máximo | 245 Nm |
Consumo | 18,4 kWh/100 km |
Bateria | 45 kWh |
Autonomia | 300 km (ciclo combinado) |
Tributação Autónoma | Isento |
IVA | Dedutível desde que o uso da viatura se esgote nas atividades que conferem o direito a dedução |
*Valores LeasePlan. Quilometragem anual contratada: 25.000 km – Serviços incluídos: aluguer/IUC/seguro (franquia 4%)/manutenção/gestão de frota/pneus ilimitados/veículo de substituição |