A Renault introduziu, na sua gama de comerciais ligeiros, soluções a hidrogénio – o Master Z.E. Hydrogen e o Kangoo Z.E. Hydrogen – que eliminam o obstáculo da autonomia para clientes profissionais.

O Master Z.E. Hydrogen e o Kangoo Z.E. Hydrogen estarão equipados com uma pilha de combustível “range extender” que garante uma potência elétrica e térmica de 10 kW, aumentando a autonomia destes dois veículos para mais de 350 km (contra os 120 e 230 km, respetivamente, das versões 100% elétricas destes modelos).

O tempo de carga anunciado pela marca para estes dois modelos é entre 5 e 10 minutos.

“Os profissionais terão nestes veículos toda a autonomia de que precisam para as suas deslocações e um tempo de carga recorde. Vantagens que ultrapassam muito as expetativas, dado que o Master Z.E. Hydrogen e o Kangoo Z.E. Hydrogen podem circular movidos a uma energia isenta de carbono, amiga do ambiente e oferecer todo o conforto de condução de um veículo elétrico.”
Denis Le Vot, Diretor da Divisão de Veículos Comerciais Ligeiros da Aliança

A Renault assegura que a compra, manutenção e exploração dos veículos são, a partir de agora, incluindo o Master Z.E. Hydrogen e o Kangoo Z.E. Hydrogen, “em tudo semelhantes às de todos os outros comerciais ligeiros”.

O Master Z.E. Hydrogen e o Kangoo Z.E. Hydrogen têm até três vezes mais autonomia relativamente a veículos 100% elétricos.

Após uma recarga de hidrogénio de 5 minutos, o veículo ganha mais de 150 km de autonomia.

Atualmente há duas opções de recarga disponíveis para estes modelos: 350 bars e 700 bars.

O Kangoo Z.E. Hydrogen está equipado com uma pilha de hidrogénio de 10 kW (5 kW elétrico e 5 kW térmico), o que garante uma capacidade de mais 29,7 kWh (no máximo) do que é garantido pela bateria de 30 kWh do Kangoo Z.E. Neste modelo, há a possibilidade do cliente optar por um depósito de 350 bar ou de 700 bar.

O Master Z.E. Hydrogen possui uma pilha de hidrogénio de 10 kW (5 kW elétrico e 5 kW térmico), o que garante mais 56 kWh do que a bateria do Master Z.E. de 33 kWh. O depósito do Master Z.E. Hydrogen é de 700 bar.

A bordo destes veículos, a conversão do hidrogénio em eletricidade é, segundo a Renault, “totalmente limpa e liberta apenas água”. Tal processo garante que estes comerciais podem circular nas zonas Zero Emissões nos centros urbanos.

Renault hidrogénio

Os Kangoo e Master Z.E. Hydrogen são adaptados às utilizações dos profissionais, que poderão, segundo a Renault, “assegurar missões a longas distâncias sem emissões de CO2”.

O Kangoo Z.E. Hydrogen estará disponível no final de 2019 e o Master Z.E. Hydrogen estará disponível em meados de 2020.