Em 40 anos de atividade, a Renault Portugal foi 35 vezes líder do mercado automóvel no nosso país.
Isto evidencia bem o trabalho desenvolvido ao longo de quatro décadas, facilitado pela boa aceitação que os modelos têm junto do consumidor português, mas também da importância de dispor de uma rede de concessionários vasta e bem distribuída pelo Continente e Ilhas.
Ciente dessa responsabilidade, a Renault Portugal assumiu a sua quota parte de responsabilidade pela renovação do parque automóvel nacional, cuja idade média era, no final de 2018, era superior a 15 anos.
O programa, a que chamou ECOPLAN, contém cinco pilares que entende fundamentais para uma mobilidade mais sustentável. Este texto explica como pretende atingi-lo.
Cerca de 75% dos resultados obtidos em 2019 devem-se a vendas profissionais, afirma o representante nacional da marca.
Eles foram:
- Volume total de Ligeiros: 37.007 unidades;
- Volume de Ligeiros de Passageiros: 29.014 unidades
- Volume de Comerciais Ligeiros: 7.993 unidades
Este gráfico mostra a evolução da presença da marca nos últimos 22 anos:
Apesar da redução homóloga de 6,6% na venda de ligeiros registada em 2019 (superior a quebra de 2% do mercado português), a quota de mercado da Renault contraiu menos de 0,7% comparativamente ao final de 2018.
A maior queda aconteceu no segmento dos ligeiros de passageiros (-7,1%), com dois dos seus principais produtos em fim de ciclo: Clio e Captur.
Porém, foram precisamente estes os modelos mais vendidos pela marca em Portugal e, apesar de conhecer a nova geração apenas na segunda metade de 2019, o Renault Clio voltou a ser o modelo mais matriculado pelo sétimo ano consecutivo.
Já o Captur, cuja comercialização do novo modelo arranca a 18 de Janeiro de 2020, foi o terceiro veículo mais matriculado no nosso país.
Seguiram-se a gama Mégane e o ZOE, que foi o terceiro modelo 100% eléctrico mais vendido em 2019, a seguir ao Model 3 da Tesla (2.º) e ao Nissan Leaf, que voltou a liderar este segmento.
Nos comerciais ligeiros, o Clio Société foi o líder do segmento nos derivados de passageiros, o Trafic e o Master igualmente líderes nos respectivos segmentos, e o Kangoo Z.E. o mais matriculado entre os comerciais ligeiros eléctricos.
Estes números reafirmaram a liderança da marca no nosso país pelo 22.º ano consecutivo, ou seja, no século XXI a Renault foi sempre líder do mercado de ligeiros em Portugal…
Para 2020, estão traçados três objectivos:
- Manter a quota de mercado da marca e, cumulativamente, a liderança da tabela de vendas de veículos ligeiros;
- Subir para 3% a quota de mercado da Dacia, admitindo uma maior promoção dos produtos da marca junto do mercado das frotas (até agora, a aposta tem passado mais pelo consumidor particular e pelo sector dos táxi);
- Cumprir os limite de emissões estipulado pela Renault para a filial portuguesa, assegurando para isso 10% de vendas de veículos eléctricos e híbridos até ao final do ano.
Veja aqui o calendário dos lançamentos de novos modelos das marcas Renault e Dacia para 2020