Há uma renovada Renault Master a chegar aos mercados em setembro de 2019: traz uma nova imagem, novo motor e um habitáculo mais prático que optimiza a função de escritório móvel.
Visualmente distingue-se por uma linha de capot mais elevada e por uma nova assinatura luminosa em forma de C, em harmonia com a identidade visual comum aos outros modelos da gama de comerciais ligeiros da Renault.
Conta ainda com uma nova grelha dianteira verticalizada, bem como para-choques e guarda-lamas dianteiros reforçados.
Bastante importante para os custos de operação são os resultados obtidos pelo novo motor 2.3 dCi, com potências de 130 a 180 cv ou a disponibilidade de uma versão eléctrica, bem como o acréscimo de novos sistemas de segurança e de ajudas à condução.
À escolha, há 350 versões, 3 alturas e 4 comprimentos, para um volume útil de carga entre os 8 e os 22 m3.
Características do motor dCi 2.3
Com tração dianteira ou total, o novo Renault Master a gama de motores 2.3 dCi articula-se do seguinte modo:
Tração dianteira:
- 135 cv/ 360 Nm;
- 150 cv/ 385 Nm;
- 180 cv/400 Nm;
Tração traseira ou tração total:
- 130 cv/ 330 Nm;
- 145 cv/ 360 Nm;
- 165 cv/380 Nm;
Conforme a versão, os motores podem ser combinados com uma caixa manual de 6 velocidades ou uma caixa robotizada de 6 velocidades.
Estão em acordo com as normas Euro 6d-temp / Euro 6d (consoante o volume ou o peso dos veículos), dispõem de tecnologia de redução catalítica seletiva (SCR) e prometem uma redução do consumo de combustível até 1 l/100 km (valores NEDC 2).
Esta é a lista completa de características do Renault Master.
Renault Master Z.E., a versão 100% elétrica
Destinado essencialmente ao “last mile” e adaptado às cada vez maiores exigências de distribuição urbana, oferece uma autonomia real de 120 km, ou uma autonomia sempre superior a 80 km no caso das utilizações mais intensivas (carga elevada, condução no centro da cidade com paragens frequentes ou condições de inverno.
Está equipado com a bateria de nova geração de iões de lítio “Z.E. 33” de 33 kWh, com uma gestão eletrónica otimizada e ciclo completo de carga obtido em 6 horas com a WallBox 32 A / 7,4 kW.
Conta com o motor elétrico R75 que desenvolve uma potência de 57 kW (equivalente a 76 cv), herdado do ZOE e do Kangoo Z.E..
Existe em seis versões, com 3 opções de comprimento e 2 opções de altura:
- Quatro versões furgão com um volume útil de 8 a 13 m3;
- Duas versões plancher-cabina, disponíveis nos comprimentos L2 e L3, bases ideais para transformações em carroçaria de grande volume, para transportar até 22 m3.
ADAS ou “All Around Safety”
Pode ser equipado com:
- Transposição involuntária de via
- Sistema de ajuda ao estacionamento traseiro e câmara de marcha-atrás
- “Front Park Assist”
- Sistema de ajuda ao estacionamento dianteiro
- “Rear View Assist”, sistema de assistência à visão traseira, com ecrã na parte superior do para-brisas, que oferece uma excelente visibilidade traseira, a média e longa distância
- “Blind Spot Warning”, aviso de presença no ângulo morto
- “Side Wind Assist” (de série), sistema de assistência à estabilização em caso de vento lateral, que se ativa acima de 70 km/h e permite corrigir até 50% do desvio lateral do veículo sob condições extremas
- “Automatic lights and wipers” (de série), ativação automática dos faróis e do limpa-vidros
- “Active Emergency Braking System”, sistema de travagem de emergência ativa AEBS, disponível tanto na cidade como em autoestrada.
Funcionalidade do habitáculo e zona de carga
O Novo Master propõe tipos de carroçaria muito variados, no total mais de 500 variantes entre:
- Furgão
- Cabina prolongada 7 lugares
- Caixa aberta
- Plataforma
- Grande volume
- Chassis
- Plancher
Disponíveis em tração e em propulsão, os chassis-cabina foram concebidos para resistir a cargas elevadas.
Pesos máximos autorizados em carga (de 2,8 a 4,5 toneladas) e um volume útil entre 8 e 22 m3.
Consoante a versão há a destacar ou acrescentar:
- Nova iluminação LED, situada em frente à porta deslizante e na parte traseira, no centro do tecto, garante uma iluminação 5 vezes mais potente no interior da zona de carga;
- Novas pegas ergonómicas, para ajudar a subir e a descer: uma na parte traseira, no mínimo, duas com uma porta deslizante e três se existirem duas portas deslizantes;
- Um novo painel de bordo reformulado com grandes espaços de arrumação, abertos ou fechados;
- Elementos decorativos cromados nos arejadores e botões do ar condicionado;
- Um novo volante;
- Um novo punho da alavanca de velocidades preto, com enquadramento cromado;
- Novos estofos;
- Um quadro de instrumentos dotado de um ecrã digital TFT de 3,5 polegadas;
- Uma total integração do ecrã de navegação na parte central do painel de bordo, qualquer que seja o sistema multimédia instalado (R-LINK Evolution ou Media Nav Evolution)
- Uma nova mesa “Easy Life”, por cima do porta-luvas, que se abre com uma simples pressão do dedo e que oferece um espaço de trabalho suplementar ou para a pausa de uma refeição, com um grande porta-bebidas central;
- Uma grande gaveta “Easy Life” de 10,5 litros;
- Um carregador de smartphone por indução;
- Uma base de encaixe para um tablet digital na parte central do painel de bordo;
- Sistema Media Nav Evolution compatível Android Auto™ e Apple CarPlay™
Renault Pro+, a marca para especialistas
Com mais de 2,4 milhões de unidades vendidas, 118.176 das quais em 2018, a Master é comercializada em mais de 50 países.
Com soluções à medida, adaptadas a todas as utilizações profissionais, esta rede especializada conta com 661 centros Renault Pro+ em 39 países (ou seja, cerca de 25% dos pontos de venda Renault), dedicados aos cliente profissionais.
Estes podem contar uma gama de serviços conectados:
- O Renault EASY CONNECT for Fleet: ecossistema de serviços conectados, criado especificamente para facilitar a gestão das frotas de veículos e reduz os custos.
- Renault EASY CONNECT, desde a localização dos postos de carregamento públicos até ao controlo dos seus veículos à distância (My Z.E. connect, Z.E. Trip, Z.E. Pass, My Z.E. Inter@ctive, My Z.E. Connect Pro);
Existe uma rede de quase 400 transformadores autorizados (em 2018, 38,5% dos Master foram transformados), localizados em 30 países e ainda um centro de engenharia, dedicado aos veículos comerciais ligeiros, com sede em Villiers-Saint-Frédéric, França.
As adaptações podem ser relativamente simples, como propor uma oficina na zona de carga, ou podem ser mais extensas, técnicas e complexas, como, por exemplo, adaptar a um veículo de combate a incêndios ou a um veículo para transporte de cavalos.