A Hyvia, joint-venture entre o Grupo Renault e a Plug dedicada à mobilidade a hidrogénio, apresentou o protótipo daquela que será a versão de produção do novo Renault Master movido a hidrogénio, que no final de 2025 começará a ser comercializado pela Hyvia nos principais mercados europeus.
Dos grandes trunfos desta solução comercial ligeira, destaque para a significativa autonomia de 700 km (em ciclo WLTP), o tempo de reabastecimento de – apenas – cinco minutos e a diversidade de configurações: furgão, plancher e chassis-cabina para uma vasta gama de transformações (transporte de grandes volumes, basculante, ambulância, caixa de carga ou frigorífico).
A autonomia digna de referência no segmento dos grandes furgões é mesmo um dos principais atrativos do Master H2-Tech, que, diz a Renault, vai permitir circular até 700 km mesmo a baixas temperaturas. Uma autonomia de combustível possível graças à arquitetura “Dual power”, um sistema híbrido inteligente entre a pilha de combustível de 47 kW e a bateria de 20 kWh, que otimiza a eficiência energética. A isto junta-se o sistema “Heat recovery”, que recupera o calor produzido pela célula de combustível para assegurar o conforto térmico do habitáculo e, ao mesmo tempo, preservar a autonomia.
A Renault acrescenta ainda que a escolha tecnológica de uma arquitetura e dimensionamento híbridos justifica-se pela necessidade de tirar o máximo partido da eficiência energética e garantir um desempenho duradouro em todas as condições de funcionamento e atmosféricas. Com esta configuração é possível tirar o máximo partido da travagem regenerativa, prolongar a vida da célula de combustível e assegurar o melhor equilíbrio entre o consumo de hidrogénio e de energia elétrica.
No Master H2-Tech será possível ter acesso a um sistema multimédia integrado e pensado exclusivamente para os clientes profissionais. Desta nova versão já faz parte o OpenR Link com um ecrã de dez polegadas, com compatibilidade sem fios para Android Auto e Apple CarPlay.
Concessionários especializados H2-Tech para venda e após-venda
O Renault Master H2-Tech será integrado na gama de comerciais Renault e beneficiará de toda a experiência de uma rede agora formada e preparada para lidar com os desafios da mobilidade a hidrogénio.
Por um lado, a marca Renault Pro+, com mais de 350 oficinas autorizadas a nível global e 600 centros, prepara-se para dar respostas personalizadas a todo o tipo de clientes (pequenas ou grandes empresas). Na Europa, as forças de vendas dos centros Pro+ especializados em H2-Tech passam a oferecer a nova versão Master H2-Tech, desenvolvida pela Hyvia.
Embora pensada para o mercado europeu, esta rede de especialistas H2-Tech está a ser primeiramente implementada em países pioneiros da mobilidade H2, como é o caso de Espanha, Alemanha, França ou Países Baixos. No entanto, está deixada a promessa de que esta rede se vai expandir por toda a Europa.
Renault Trafic Van E-Tech electric: comercial zero emissões com quase 300 km de autonomia
Já há empresas a conduzir o Renault Master H2-Tech
- ENGIE, ORANGE, EQUANS, PUM e SUEZ, em França
- Warmtebouw, GP Groot, POT Verhuizingen e Province Groningen, nos Países Baixos
- Kazenmaier, na Alemanha
Na estrada, já podem ser encontradas as seguintes versões Master Van H2-Tech:
- L3H3+, homologada em abril de 2023, com autonomia de 405 km e carga útil de até 1.086 kg;
- L2H2 10,4 metros cúbicos, L3H2 12,6 metros cúbicos, L3H3 14,4 metros cúbicos, homologados em junho de 2024, com autonomia de 320 km e carga útil de até 1.389 kg.