renault megane 2016O Renault Mégane é o terceiro modelo mais vendido pela marca em Portugal e, seguramente, o mais presente nas frotas de ligeiros de passageiros de muitas empresas em Portugal.

Daí a importância que se reveste a chegada de um novo Renault Mégane, cujo modelo actual, embora devidamente actualizado, nasceu em 2008 e é um dos mais antigas bases do segmento C.

Disponível a partir de 23.200 euros (versões diesel), da geração anterior herda apenas os motores 1.5 dCi, dCi 130 e TCe 130.

Com uma face dianteira com o grande logotipo colocado em posição vertical e, tal como o novo Renault Talisman, com uma assinatura luminosa específica em forma de “C”, o novo Renault Mégane vai contar com versões devidamente revistas e atualizadas dos motores presentes na gama atual.

A gama de motores a gasóleo compreende potências de 90, 110 e 130 cv.

Associado a uma caixa manual de 6 velocidades, o motor de 110 cv (ZEN) emite apenas 86 g de CO2/km, para um consumo combinado de 3,3 l/100 km. Com o bloco 1.5 dCi, o novo Mégane é comercializado a partir de 23.200 euros.

renault megane 2016Melhores prestações promete o motor 1.6 dCi de 130 cv. Com 320 Nm de binário disponível a partir das 1750 rpm, este motor apresenta um consumo de 4,0 l/100 km e emissões de CO2 de 103 g/km. Disponível com uma caixa manual de seis velocidades a partir de 28.350 euros.

Mais tarde, pela primeira vez na gama, o Renaut Mégane disporá de uma versão diesel “eletrificada”.

Associado ao motor a gasóleo, um sistema eléctrico tem capacidade de recuperação de energia nas fases de desaceleração e de travagem, garantindo uma aceleração adicional em algumas fases de utilização, especialmente a baixos regimes.

Para esta solução a Renault indica emissões de CO2 de somente 76 g/km, com um consumo homologado em ciclo NEDC inferior a 3 l/100 km.

 

Características do Renault Mégane 2016

Com 4,36 metros de comprimento por 1,45 metros de altura, a 4.ª geração do renault Mégane partilha com o Nissan Pulsar a base modular CMF-D da aliança Renault-Nissan.

É 6,4 cm mais longo do que o seu antecessor e ligeiramente mais baixo (menos 2,5 centímetros).

Vias dianteiras e traseiras mais largas (4,7 e 3,9 cm repetivamente), além uma distância entre eixos mais longa (+2,8 cm) conferem mais habitabilidade e reforçam a capacidade dinâmica do modelo.

A bagageira do Mégane de 5 portas tem 384 litros, um pouco mais do que os 372 litros da geração atual.

A versão GT distingue-se por elementos decorativos que não estão presentes nas outras versões: duas saídas de escape e um tom azul especifico, motores especiais e, tal como o novo Talisman e o anterior Laguna, sistema de direção nas quatro rodas (4Control) que melhora a capacidade de manobra a baixa velocidade e as reações em curva.

renault megane 2016Esta versão GT virá a dispor de uma versão biturbo dCi com 165 cv e transmissão automática de 6 velocidades.

O interior partilha algumas soluções do Renault Talisman e Renault Espace, incluíndo a configuração dos bancos.

Como estes dois modelos vão também existir 2 tipos de ecrã multimédia no painel de instrumentos: um vertical de 8.7 polegadas e um de 7 polegadas horizontal.

Em algumas versões o painel de instrumentos tem a faculdade de ser configurável.