A Renault aplicou mais de uma década de experiência na produção de carros elétricos e o Megane é resultado disso: um automóvel homogéneo, familiar, prático e agradável de conduzir como só um elétrico consegue ser
Este Megane E-Tech EV faz uma rutura quase total – à exceção da designação – com o Megane “clássico”. Embora o “outro” também disponha de soluções eletrificadas, incluindo uma mecânica plug-in, são como falsos gémeos, com o Megane 100% elétrico a ser mais curto, mais estreito e mais alto, além de dispor de quase dois centímetros a mais de distância entre eixos.
Assemelhando-se mais a um SUV do que a uma berlina de cinco portas (e as jantes de 20 polegadas ajudam muito para criar essa imagem), a altura interior e a distância entre eixos mais elevada contribuem para que os dois apresentem praticamente a mesma habitabilidade.
Em grande parte, isso deve-se ao facto da estrutura deste Megane E-Tech assentar sobre uma plataforma desenvolvida especificamente para a eletrificação, porque o conjunto de baterias possui uma espessura bastante reduzida e porque a conjugação destes dois fatores permite uma melhor arrumação dos componentes mecânicos.
O painel de bordo e a posição de condução são, de certo modo, bastante “convencionais”. Pelo menos à luz das atuais tendências minimalistas no que se refere ao aspeto interior que deverá ter um carro elétrico, embora haja, naturalmente, lugar para ecrãs táteis. Mas os comandos essenciais, felizmente, podem ser acedidos sem andar perdido em menus digitais.
A única nota dissonante surge na opção escolhida para comandar a marcha do carro: um manípulo sob o volante que, invariavelmente, se confunde com o do limpa pára-brisas…
Renault Portugal evidencia o relevância das frotas para a Mobilidade Elétrica em Portugal
O sistema de navegação inclui uma solução bastante útil, a possibilidade de escolher a rota mais eficiente em função do terreno, bem como obter uma previsão muito assertiva da autonomia à chegada ao destino e a prevista para o regresso ao ponto de partida.
Tudo dependendo de como se pretendem utilizar os 220 cv do motor elétrico, sendo possível definir o modo de condução a partir de um botão no volante, que de forma muito prática comanda o sistema Renault Multi-Sense.
Impressões
Apesar da pronta entrega do motor, este Renault Megane é sobretudo um carro confortável para viajar fora de estradas de piso liso, o que nem sempre acontece em carros elétricos, devido ao trabalho redobrado da suspensão perante o peso das baterias.
É também um produto bastante homogéneo naquilo que oferece; não há nada que se estranhe, não há nada que seja complicado de utilizar e o conforto deve também muito à insonorização do habitáculo, o que é um bom indicador sobre a qualidade de construção e dos materiais utilizados.
No que toca à autonomia, a bateria de 60 kWh permite, de acordo com a marca e dependendo da versão, até 454 km de condução em ciclo combinado. Contudo, este valor soa otimista face aos 15,9 kWh/100 km registados no final do ensaio.
No momento da aquisição deve ter-se em atenção as velocidades de carregamento, uma vez que, a versão mais acessível com bateria de 40 kWh não pode receber carregamento rápido.
Mas as versões “Optimum Charge” e “Super Charge” podem fazê-lo em postos até 85 kW ou 130 kW, dependendo da versão adquirida. Isto significa que, num posto rápido de 50/60 kW, será possível recuperar até 80% da bateria em menos de uma hora.
O carregador interno de série, em corrente alternada, é de 7 kW. A diferença entre “Optimum Charge” e “Super Charge” é as primeiras poderem fazê-lo carregar em AC a 22 kW, as segundas a metade desse valor.
Custo de aquisição, valores de renting e características do Renault Megane E-Tech EV60 Iconic Optimum Charge
Custo de aquisição | 40.011 euros + IVA |
Renda 36 meses | 864,02 euros + IVA |
Renda 48 meses | 796,75 euros + IVA |
Motor elétrico | 160 kW (218 cv) |
Binário máximo | 310 Nm |
Consumo combinado | 16,1 kWh/100 km |
Bateria | 60 kWh |
Autonomia | 454 km (ciclo combinado) |
Carga máxima AC | 22 kW |
Carga máxima CC | 130 kW |
*Valores LeasePlan. Quilometragem anual contratada: 25.000 km – Serviços incluídos: aluguer/IUC/seguro (franquia 4%)/manutenção/gestão de frota/pneus ilimitados/veículo de substituição |