“Um dos lançamentos mais relevantes e importantes da Renault nos últimos tempos”. Foi assim que Hugo Barbosa, diretor de Comunicação da Renault Portugal, apresentou o Renault Mégane E-TECH 100% Elétrico à imprensa.

O Renault Mégane E-TECH 100% Elétrico é o primeiro carro da geração 2.0 da Renault, que está a traçar um caminho elétrico rumo às zero emissões (até 2025 a marca francesa pretende colocar no mercado 14 modelos E-TECH e, em 2030, ligar toda a sua gama à tomada).

Das primeiras impressões ao volante deste 100% elétrico, num passeio de cerca de 300 km pelas estradas do Douro (incluindo a mítica EN222), destacam-se a suspensão confortável, a direção direta muito precisa e um prazer de condução que, garantia do binário disponível às 0 rpm e das sensações vividas a bordo, começa assim que pressionamos o pedal do acelerador e só termina quando desligamos o carro.

E o Mégane E-TECH 100% Elétrico é mesmo isso: “um automóvel de sensações”. Hugo Barbosa referia-se assim a esta berlina zero emissões, que marca o novo passo da Renault na era da mobilidade elétrica e se apresenta, à semelhança das anteriores gerações, como uma alternativa competente para as empresas.

Além disso, para as empresas que ainda não estão prontas para abdicar do seu Mégane ‘térmico’, a Renault garante que este (a quarta geração) continuará a coexistir com o novo elétrico.

História (e continuidade) junto dos profissionais

O Renault Mégane é um carro com um passado sólido e bem presente nas empresas.

Ao longo dos tempos, a Renault incutiu no Mégane, principalmente nas versões carrinha, uma personalidade frotista. Os clássicos motores dCi fizeram parte do caderno de encargos de diversas empresas, que viam no Mégane um aliado fiável e com um custo de utilização bastante apetecível (em 2013 e 2014 o Mégane chegou mesmo a ganhar, consecutivamente, o Prémio Fleet Magazine <25 mil euros).

Agora, quase dez anos depois, a Renault volta a colocar todas as fichas nos elementos que os profissionais mais procuram: posição de condução otimizada, painel de instrumentos intuitivo, com o auxílio do Assistente Google, volante concebido para que o condutor não tire as mãos do volante e uma harmonia e espaço interiores consideráveis para um carro desta dimensão.

Para um maior espaço a bordo (notório à entrada do Mégane E-TECH 100% Elétrico) contribuem a estendida distância entre eixos de 2,70 m, a plataforma CMF-EV, desenvolvida para acomodar o “conjunto de baterias mais estreito do mercado” (11 cm de altura) e o compartimento do motor mais pequeno. Aliado a isso, a colocação das quatro rodas nos extremos da carroçaria permitiu à Renault oferecer a quem passa muito tempo ao volante um lounge zero emissões com inúmeras funcionalidades, desde massagens nos bancos dianteiros à personalização de ambientes luminosos, bem como uma maximização do espaço a bordo.

De salientar que a bagageira conta com um volume total de 440 litros. Também no compartimento de carga traseiro, acessível através de um painel amovível no piso, há uma área própria de armazenamento para os cabos de carregamento, com uma capacidade de 32 litros.

À boleia do futuro

Um dos grandes trunfos do habitáculo deste carro elétrico é o ecrã OpenR em L invertido: um painel de instrumentos digital e o ecrã multimédia da consola central.

Construído em vidro reforçado e com uma visibilidade otimizada graças ao tratamento anti brilho e refletividade, o ecrã OpenR oferece uma área de visualização na qual o condutor pode aceder a diversas funções do automóvel, permitindo quatro diferentes modos de visualização de acordo com as prioridades do condutor (Modo Condução, com instrumentação de controlo, Modo Navegação, Modo ZEN e Modo Bateria).

Desta berlina do futuro fazem parte 26 sistemas avançados de auxílio à condução – ADAS, como é o caso, por exemplo, das câmaras 360º do sistema 3D Around View Monitor.

Conta ainda com:

  • Assistência ativa do Condutor, que combina o controlo da velocidade de cruzeiro adaptativa com os sistemas Stop & Go e Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem
  • Limitador de Velocidade Inteligente
  • Aviso de Mudança de Faixa
  • Aviso de presença no Ângulo Morto
  • Auxílio à Manutenção na Faixa de Rodagem
  • Assistência de Emergência à Manutenção na Faixa de Rodagem
  • Travagem de Emergência Automática em Marcha-Atrás
  • Saída Segura dos Ocupantes
  • Estacionamento Totalmente Automático
  • Smart Rear View Mirror

O coração do Renault Mégane Elétrico

Uma das primeiras notas sobre o motor elétrico deste Renault é o facto de pesar apenas 145 kg (com embraiagem incluída), o que significa que pesa 10% menos do que o bloco utilizado no ZOE.

Depois, cumpre dizer que o Mégane E-TECH Elétrico será disponibilizado em dois níveis de potência:

  • 130 cv e 250 Nm de binário
  • 218 cv e 300 Nm de binário

Importa também referir que a velocidade máxima está limitada aos 160 km/h.

E os desempenhos são notórios. Primeiro, nos modos de travagem regenerativa, que podem ser selecionados através de patilhas colocadas atrás do volante. Nas curvas e contra-curvas do Douro, o pedal de travão foi pouco ou nada utilizado, dado este sistema permitir uma travagem regenerativa que recupera energia à medida que o automóvel abranda (efeito travão-motor otimizado para uma condução intuitiva).

Quanto às baterias de iões de lítio NMC (Níquel, Manganês, Cobalto), produzidas pela LG para a Renault, têm mais níquel e menos cobalto, garantindo assim uma maior densidade energética e atingindo os 600 Wh/L (mais 20% do que no ZOE). Além disso, beneficiam, diz a Renault, de um novo sistema de refrigeração líquida, o que a torna mais fina e eficiente.

O novo Mégane E-TECH Elétrico permite optar por duas capacidades de bateria (valores de autonomia no ciclo WLTP):

  • 40 kWh para 300 km de autonomia
  • 60 kWh para 450 km de autonomia ou mesmo 470 km com a “Evolução de Extensão da Autonomia” (Evolution Extended Range)

Compatibilidade no carregamento

Compatível com todas as infraestruturas de carregamento AC, o novo Renault Mégane E-TECH Elétrico pode ser carregado:

  • Tomada doméstica 10A/2,3 kW (monofásica)
  • Tomada Green’up 16A/3,7 kW (monofásica)
  • Wallbox 32A/7,4 kW (monofásica)
  • Estação de carregamento pública 16A/11 kW (monofásica)
  • Estação de carregamento pública 32A/22 kW (trifásica)

Mas a Renault foi mais longe, e dependendo da versão, o Mégane elétrico pode ser compatível com carregadores DC de até 130 kW.

Renault Mégane Elétrico

Assim, com uma carga média de saída estimada em 80 kW, os tempos de carregamento para o Renault Mégane E-TECH 100% Elétrico são:

  • Wallbox de 7,4 kW: até 400 km de condução mista recuperada em oito horas
  • Carregador público de 22 kW: até 160 km de condução urbana recuperados em uma hora
  • Posto de carregamento rápido de 130 kW: até 200 km de condução extra-urbana em 30 minutos
  • Estação de carga rápida de 130 kW: até 300 km (WLTP) recuperados em 30 minutos

O Mégane elétrico vem equipado com um cabo Modo 3 que pode ser utilizado tanto em estações públicas como privadas.

É compatível também com as estações de carregamento doméstico Mobilize Power Solutions, que podem ser adquiridas no momento do carro (como opcional).

Para carregamento em tomadas normais, a Renault oferece, com cada automóvel vendido, um cabo ‘Flexicharger’ Modo 2.

Preços do Mégane E-TECH 100% Elétrico

Renault Mégane Elétrico