A chegada a Portugal, dois anos depois do seu lançamento internacional como Mégane Sedan, tem uma razão de ser: deixar de conseguir colocar o Talisman dCi 110 na mítica barreira dos 25 mil euros, preço de custo para empresas.

O que deverá acontecer como resultado do efeito que o WLTP e as maiores exigências do Euro6 vão ter sobre o preço dos carros em Portugal a partir de 1 de setembro de 2018.

De resto, o motor 1.5 dCi vai mesmo desaparecer da gama Talisman, mantendo-se, para já, na gama Mégane, após 1 de setembro de 2018.

Aquilo que o Mégane Grand Coupe tem para oferecer são, desde logo, uma silhueta elegante e mais estatutária do que a berlina de 5 portas, o que contribui para elevar a sua presença neste segmento.

Daí a designação Grand Coupe e não Sedan.

Comparativamente, em termos de dimensões , podemos contar:

Em relação à versão ST a maior diferença funcional está na capacidade e versatilidade da bagageira que, na carrinha, varia entre os 521 e os 1.504 litros.

A gama de motores contempla:

A gasóleo:
– Motores dCi 110 e dCi 130

A gasolina:
– 1.2 TCe 130

Consoante os motores, há caixa manual de 6 velocidades ou a caixa automática EDC de 7 velocidades (no 1.2 TCe e dCi 130) ou EDC de 6 velocidades (no dCi110).

Esta é a Ficha de Informações do Renault Mégane Grand Coupe que inclui características de equipamento e dimensões.

Estes são os preços, valores oficiais de tabela consoante motor e versão de equipamento:

Limited

Executive

ENERGY dCi 110

27.330 euros

30.330  euros

ENERGY dCi 110 EDC

28.830  euros

31.830 euros

ENERGY dCi 130

______

32.330 euros

ENERGY TCe 130

24.230  euros

27.230 euros

ENERGY TCe 130 EDC

______

28.330 euros

 

Esta é a Tabela Completa de Preços do Renault Mégane Grand Coupe incluindo opcionais

O que se destaca no interior do Grand Coupe

Apesar da linha descaída da parte traseira do tejadilho, o Mégane Grand Coupé conserva as dimensões em altura do modelo de 5 portas e, em relação a este, proporciona mais distância entre bancos graças ao alargamento da distância entre eixos (mais 4,2 cm de espaço para os joelhos no banco traseiro).

No interior, o nível de refinamento não é substancialmente inferior ao do Talisman e a funcionalidade é equivalente apesar de menos presença estatutária.

Os bancos apresentam mesmo espuma de dupla densidade e uma estrutura e design partilhada com o Talisman, incluindo a possibilidade de poder dispor de aquecimento dos bancos dianteiros e massagens relaxantes (para o condutor) com ajuste lombar elétrico.

Pode haver tecto de abrir panorâmico em vidro, de abertura elétrica e de série na versão Executive e ainda abertura automática da bagageira com a passagem do pé sob o para-choques.

A mala tem cerca de 1,08 metros de profundidade e até 1,393 de largura. Com os bancos traseiros rebatidos, pode atingir 1,9 metros de comprimento.

E em matéria de equipamento podemos ter:

  • Head Up Display, a cores;
  • Sistema R-LINK 2 com ecrã tátil de 7’’ ou 8,7”, comando por voz e seis menus diferentes: Navegação, Multimedia, Telefone, Aplicações, Veículo e Sistema
    Sistema Multi Sense que permite adequar o estilo de condução à disposição ou necessidades do condutor;
  • Comutação Automática das Luzes Estrada/Cruzamento;
  • Câmara de Marcha-Atrás;
  • Sistema de Ajuda ao Estacionamento Dianteiro e Traseiro;
  • Sistema Easy Park Assist- Alerta de Transposição Involuntária de Faixa;
  • Alerta de Distância de Segurança;
  • Alerta de Ângulo Morto;
  • Alerta de Excesso de Velocidade com Reconhecimento dos Sinais de Trânsito;
  • Sistema de Travagem de Emergência Ativa;
  • Regulador de Velocidade Adaptativo