Complementando o trabalho publicado na edição n.º 53 da revista Fleet Magazine de junho de 2022, as marcas automóveis (ou os grupos que as representam) responderam a três questões relacionadas com a Mobilidade Elétrica em Portugal.
Responde Ricardo Silva, Diretor de Vendas a Frotas da Renault Portugal:
Que importância assumem as empresas no fomento da Mobilidade Elétrica em Portugal?
As vendas a NIF empresarial têm no mercado português uma grande expressão, pelo que a sua relevância no fomento da mobilidade elétrica é inequívoca.
O papel das frotas tem sido fundamental, na medida em que tem proporcionado a inúmeras pessoas o seu primeiro contato com a mobilidade elétrica e, desde logo, quando a empresa atribui a alguém um automóvel elétrico de serviço, põe esse mesmo colaborador em contato diário com as vantagens inerentes e torna-o um embaixador da mobilidade elétrica.
A adesão massiva de empresas também faz o público em geral questionar-se das razões por detrás de tal decisão e, ao tentar saber mais, acabam por ficar a conhecer vantagens como o TCO, o conforto de utilização, a agradabilidade de condução e os benefícios
O que faz com que se tornem mais recetivos a adquirir automóveis elétricos.
Que importância teve a Reforma da Fiscalidade Verde e se continuam a ser os benefícios fiscais a motivar as empresas a apostar na transição energética da frota?
São dois fatores indissociáveis.
Afinal, se percebemos que o motor da transição energética tem sido as empresas, tal só tem acontecido por via dos benefícios fiscais, uma vez que os mesmos têm influência decisiva no TCO.
Sem os benefícios fiscais existentes, seria um processo mais moroso, pelo que importa manter e, na medida do possível, reforçar os mesmos.
Na Renault, quanto representam as vendas corporate de veículos exclusivamente elétricos e híbridos plug-in no volume de matrículas realizado em Portugal?
Tem sido um mercado em franco crescimento, ao ponto de, hoje em dia, ser raro o processo de venda de frotas que não tenha um BEV ou PHEV incluído.
A maioria das locadoras com que a Renault Portugal trabalha já tem cerca de 10% da sua frota com veículos BEV e um ainda mais alargado número de automóveis eletrificados.
Com a criação da Mobilize Power Solutions, conseguimos hoje apresentar um serviço que faz uma análise exaustiva do perfil dos utilizadores, das condições de carregamento e de todas as variáveis possíveis, para podermos apresentar uma proposta chave na mão com soluções integradas, sem que o cliente tenha que se preocupar com nada.
Estatisticamente falando, as vendas de BEV e PHEV cresceram entre 2020 e 2021 (18,4% vs 27,6%) na proporção do mercado Verde no mercado total. E entre 2021 e 2022 YTD (27,6% vs 32,3%), o que faz acreditar que este ritmo se mantenha estável e que o mercado Verde represente um terço (33%) do mercado total até ao final de 2022.
DOSSIER: A importância das frotas para a Mobilidade Elétrica em Portugal (Parte I)