Atualmente, a nível global, há 359 transformadores e carroçadores certificados pela Renault Pro+ a converterem veículos comerciais ligeiros em autênticas ferramentas de trabalho. Mais de 80% (259) dessas empresas atuam na Europa, com Portugal a contar já com 14 carroçadores Renault Pro+ certificados. A Fleet Magazine esteve em Rungis, a sul de Paris, para conhecer a variedade da oferta Renault Pro+ para os profissionais que procuram um comercial ligeiro adaptado às suas necessidades. E as possibilidades aparentam ser [quase] infinitas.

A marca Renault Pro+ está no mercado há mais de dez anos a fornecer soluções adequadas aos profissionais que fazem do comercial ligeiro uma extensão do seu negócio (sejam pequenos comerciantes, grandes empresas, ou até mesmo indivíduos com necessidades muito específicas). Atendendo a essa realidade, os especialistas dos centros Renault Pro+ trabalham diariamente para adaptar um carro comercial e torná-lo num verdadeiro parceiro da jornada de trabalho, fazendo jus à máxima preconizada pela marca francesa que, diz, “há mais de um século tem vindo a desenvolver automóveis comerciais que melhoram o quotidiano dos clientes”.

Um destes centros Renault Pro+ fica no sul de Paris, dentro do Mercado Internacional de Rungis, o maior mercado grossista de produtos frescos do mundo. Ali, este concessionário serve (não só, mas principalmente) as necessidades dos comerciantes daquele mercado, garantindo resposta às necessidades e horários dos profissionais – dizemos horários porque este é um concessionário que abre as suas portas logo às seis horas da manhã, mais cedo do que qualquer outro concessionário francês.

Renault Portugal evidencia o relevância das frotas para a Mobilidade Elétrica em Portugal

E se por um lado as equipas de vendas e serviços da Renault Pro+ estão disponíveis para melhor aconselhar as empresas e os profissionais que procuram todo o tipo de soluções relativamente a opções financeiras, instalação e utilização de soluções de carregamento para veículos elétricos e até mesmo gestão e otimização de frotas, do outro lado há toda uma rede de transformadores e carroçadores Pro+ certificados pela Renault, que trabalha diariamente na busca por opções únicas adaptadas a cada cliente.

A base para esta oferta é suportada pela gama de três comerciais ligeiros já sobejamente conhecida (composta por Kangoo, Trafic e Master), que oferece capacidades de carga que vão dos 3,8 metros cúbicos aos 20 metros cúbicos, com configurações de comercial, plataforma e chassis/cabina, até quatro comprimentos e três alturas distintas, com diferentes motores e transmissões (uma versão elétrica para cada modelo) e várias combinações de portas ou janelas; é, portanto, uma gama concebida “para facilitar as adaptações”, diz a Renault.

As configurações destes comerciais Renault podem ser personalizadas como parte do processo de fabrico, uma vez que foram criadas oficinas Qstomize no final das linhas de produção de todas as fábricas Renault. Porquê esta solução? Porque ajuda a reduzir os prazos de entrega bem como os custos de transporte e impacto ambiental.

Como atua a rede de transformadores certificados Renault Pro+

Os transformadores certificados pela Renault Pro+ permitem à marca francesa oferecer todo o tipo de soluções ao tecido empresarial frotista.

Segundo a Renault, este é um modelo único que envolve o trabalho com empresas cuidadosamente selecionadas, “que cumprem rigorosas normas de negócios, de qualidade e de gestão financeira”.

O transformador a quem for concedida certificação assina um contrato com a Renault, onde obtém uma certificação que lhe permite oferecer veículos convertidos aprovados pelo fabricante.

Diz a marca francesa que, embora a certificação Renault Pro+ seja válida por três anos, o seu Departamento de Qualidade avalia anualmente cada transformador, “para assegurar que o processo de fabrico está de acordo com as práticas recomendadas pela marca”.

Renault será 100% elétrica em 2030

Algumas das transformações possíveis

A Renault diz que, em média, um em cada dois comerciais Renault foi convertido.

E as necessidades de conversão, que são muitas, são cobertas pela rede de transformadores, que pode converter carros em autênticos ateliers de costura ou estúdios de gravação móveis, por exemplo.

Os comerciais Renault Pro+ convertidos podem ser usados numa vasta gama de sectores, como é o caso de, entre outros:

  • Serviço de ambulâncias;
  • Obras públicas;
  • Oficinas móveis;
  • Transportes de animais;
  • Plataformas planas;
  • Lojas;
  • Camiões frigoríficos;
  • Veículos de recuperação;
  • Automóveis adaptados para pessoas com deficiência;
  • Veículos de grande porte com capacidade de carga reforçada.

Confira na galeria abaixo alguns exemplos de conversões em comerciais Renault.