O Grupo Renault criou na sua fábrica de Flins a RE-FACTORY, a primeira fábrica europeia para a economia circular da mobilidade.

Trata-se de um modelo industrial para a mobilidade sustentável a ser implementado entre 2021 e 2024, tendo por base o potencial de criação de valor gerado por cada veículo ao longo da sua vida. Dos objetivos da RE-FACTORY, destaque para a perspetiva de mais de três mil empregos criados e o balanço de CO2 negativo até 2030.

Segundo Jean-Dominique Senard, presidente do Conselho de Administração do Grupo Renault, a RE-FACTORY “é um novo fôlego para a Renault, para os seus trabalhadores (…) e responde de forma exemplar à nossa ambição de transformar de forma positiva a nossa indústria”.

A durabilidade dos seus produtos e a redução das emissões de carbono são dois dos principais enfoques do Grupo Renault na resposta aos desafios ligados à transição energética e às expectativas dos seus clientes.

Luca de Meo, CEO da Renault, refere que “com a RE-FACTORY, a unidade de Flins vai tornar-se numa referência europeia na economia circular”, respondendo aos desafios que se colocam atualmente (e colocarão, no futuro) aos atores da mobilidade e do automóvel.

https://fleetmagazine.pt/2020/11/16/renault-loures-veiculos-eletricos/

A RE-FACTORY vai apoiar-se numa rede de parceiros multissectoriais e articular-se-á em torno de quatro polos de atividade:

  • RE-TROFIT: polo que agrupará o conjunto de atividades que permitirão o prolongar da vida útil dos veículos em coordenação com o polo RE-CYCLE.
    O polo vai integrar uma Factory VO para o recondicionamento de usados e uma atividade de “retrofit” para a conversão de veículos térmicos para outras fontes de energia, além de fornecer um serviço de fabrico de peças recorrendo a impressoras 3D. No polo RE-TROFIT haverá ainda um centro de testes e protótipos para testar a durabilidade dos veículos e dos componentes
  • RE-ENERGY: destina-se a fazer passar para uma escala industrial o potencial de aplicações das baterias elétricas e das novas energias (otimização da 1.ª via das baterias, desenvolvimento de aplicações para a segunda vida tais como o armazenamento estacionário de energia, gestão do fim de vida das baterias, elaboração de soluções técnicas e de aprovisionamento para novas energias, como é o caso do hidrogénio)
  • RE-CYCLE: um polo que agrupará todas as atividades do Grupo para uma gestão eficiente dos recursos e dos fluxos para melhorar o aprovisionamento de peças e materiais e integrar na produção cada vez mais materiais reciclados ou reutilizados
  • RE-START: com o objetivo de valorizar e desenvolver o know-how industrial e acelerar a pesquisa e a inovação no que respeita à economia circular

Os quatro polos procurarão interagir com o meio onde estão integrados (filiais, clientes, parceiros, etc.) e funcionarão de forma interligada e complementar entre si.