As gamas Renault Talisman e Espace passam a contar com novos motores Blue dCi 200 EDC e TCe 225 EDC FA, ambos equipados com nova tecnologia de controlo de emissões capaz de cumprir as mais recentes normas europeias anti-poluição.

O novo 2.0 Blue dCi, de 200 cv e uns generosos 400 Nm de binário, está acoplado a uma caixa de velocidades automática de dupla embraiagem EDC de 6 relações.

Com mais 40 cv do que na anterior versão dCi 160 e mais 20 Nm de binário (num total de 400 Nm), possui tecnologia SCR para redução de emissões NOx, com recurso a AdBlue®.

A redução das emissões foi otimizada colocando o sistema SCR mais próximo do motor do que nas soluções anteriores, já que a eficiência do mesmo depende da temperatura dos gases de escape (controlo mais eficaz das emissões com o motor frio).

O intercooler arrefecido a água (CAC) junto aos coletores de admissão regula eficazmente a temperatura dos gases de escape, o que, por sua vez, ajuda a melhorar as prestações e a diminuir os consumos e as emissões de CO2.

O atuador elétrico responsável pela variação da geometria da turbina, garante a rapidez de resposta em todos os regimes do motor.

Os injetores passam a ter oito orifícios e a pressão de injeção aumentou 700 bar para os 2500 bar, diminuindo ainda mais as emissões e beneficiando as prestações.

Por fim, a camada de carbono “tipo diamante” nas hastes das válvulas e nos pernos dos pistões ajuda a reduzir a fricção, diminuindo os consumos e as emissões.

Motor 1.8 a gasolina desenvolvido pela Renault Sport

Com um sistema de injeção direta de gasolina e elevados valores de binário, o novo motor TCe 225 EDC FAP ganha resposta pronta e decidida da caixa automática de dupla embraiagem EDC de 7 relações.

Desenvolvido pelos engenheiros da Renault e da Renault Sport, o quatro cilindros 1.8 Turbo de injeção direta foi concebido para oferecer o desempenho de um motor a gasolina de 2,0 litros, mas com uma acrescida eficiência. Um bloco que inclui um conjunto de soluções técnicas de vanguarda, incluindo um turbocompressor de dupla entrada e uma função de variação do tempo de abertura das válvulas com três posições.

Para cumprir os mais exigentes padrões de controlo de emissões, está equipado com um filtro de partículas.

Com uma gama de potências que vai dos 225 aos 300 cavalos, o evoluído 1.8 equipa modelos topo de gama como o Espace e o Talisman, mas também desportivos como os Alpine A110, Mégane R.S. e Mégane R.S. Trophy.

https://fleetmagazine.pt/2018/11/30/renault-motores-2019/