O Renault Talisman é o sucessor do Laguna.
Possui carroçaria de 4 portas (em vez das 5 do Laguna), com uma mala com 608 litros de capacidade na berlina ou de 572 litros na versão carrinha (Sports Tourer).
O Talisman é um modelo global baseado na versão asiática produzida na China e na Coreia. Revisto e melhorado nos detalhes de conforto e classe, para concorrer com modelos como o VW Passat, Ford Mondeo, Opel Insignia ou Mazda 6, é produzido na Europa na unidade fabril da Renault de Douai, região de Calais, juntamente com o novo Espace.
A gama de motorizações Euro6 inclui a versão bi-turbo do 1.6 dCi com 160 cv estreada no Espace. Com este bloco, a nova berlina da Renault está disponível a partir de 40.290 euros.
Como a restante gama, o Talisman beneficia da garantia de 5 anos Renault ou 100 mil quilometros.
Três motores Diesel
- Energy dCi 110 associado à caixa manual de 6 velocidades ou à caixa automática EDC de dupla embraiagem de 6 velocidades. Com 110 cavalos de potência, 260 Nm de binário, disponível a partir das 1750 rpm, este bloco anuncia consumos de 3,6l/100km (em ciclo misto) e emissões de 95g de CO2/km. Comercializado a partir de 32.370 euros.
- Energy dCi 130 também está disponível com opção entre caixa manual de 6 velocidades e caixa EDC de dupla embraiagem de 6 velocidades. Com 130 cavalos de potência e 320 Nm de binário disponível a partir das 1750 rpm, este motor apresenta um consumo de 3,9l/100 km e emissões de CO2 de 102 g/km. Está disponível com uma caixa manual de seis velocidades ou à caixa automática de dupla embraiagem EDC de 6 velocidades. Com este motor, o Talisman é comercializado a partir de 34.610 euros.
- Energy dCi 160, equipado com dois turbocompressores, está exclusivamente associado à caixa EDC de dupla embraiagem de 6 velocidades. Com 160 cavalos e 380 Nm de binário disponível a 1.750 rpm, o primeiro turbo, de muito baixa inércia, possibilita um arranque enérgico e uma resposta instantânea logo a partir dos mais baixos regimes. Com 265 Nm a partir de 1.250 rpm, o binário a baixo regime situa-se ao nível de um bloco 2 litros. O segundo turbo assegura excelentes subidas de regime e rápidas acelerações. Consumo de 4,4 l/100 km (em ciclo misto) e as emissões de 115 g/km de CO2. O consumo anunciado para o 1.6 dCi 110 cv é de 3,6 l/100 km
Em estreia, a tecnologia de amortecimento pilotado Multi-Sense permite actuar sobre os parâmetros do motor e da suspensão, dispondo de 5 modos de funcionamento: Eco, Neutro, Sport, Perso e Confort.
O sistema de quatro rodas direccionais (4Control) utilizado pelo Laguna vai estar também presente no Renault Talisman em conjunto com o controlo eletrónico da capacidade de amortecimento.
Existirá ainda uma versão com tracção integral.
Talisman e Espace partilham muito equipamento como a instrumentação digital e a versão mais avançada da tecnologia de info-entretenimento R-Link 2.
Inclui um volumoso ecrã táctil de 8,7 “colocado na posição vertical ou de 7” na horizontal, a partir do qual é possível comandar diversas funções do veículo e o sistema de som de alta-fidelidade da Bose.
Equipamento
O Renault Talisman beneficia das mais recentes tecnologias de ajuda à condução. De série ou em opção inclui:
- Regulador de velocidade adaptativo (ACC)
- Sistema de Travagem de emergência ativa (AEBS)
- Alerta de transposição involuntária de faixa (LDW)
- Alerta de distância de segurança (DW)
- Alerta de excesso de velocidade com reconhecimento dos sinais de trânsito (OSP com TSR)
- Alerta de ângulo morto (BSW)
- Câmara de marcha-atrás, a Comutação automática das luzes estrada/cruzamento (AHL)
- Sistema de ajuda ao estacionamento dianteiro, traseiro e lateral, bem como o estacionamento em mãos-livres Easy Park Assist que, para além de ajudar a identificar um lugar de estacionamento livre, medindo o espaço disponível com o auxílio de sensores, também assume o controlo da direção para realizar a manobra de estacionamento.