Comercializado a partir de setembro de 2019, o renovado Renault Trafic distingue-se por uma nova imagem dianteira, com grelha mais proeminente e faróis Full LED.
Vem equipado com novos motores 2.0 dCi, com possibilidade de caixa automática EDC e está disponível também nas versões de transporte de passageiros Combi, Bus e SpaceClass.
Tem painel de bordo modernizado e novo punho da alavanca de velocidades.
O compartimento de carga tem um volume útil que varia entre 3,2 e 8,6 m3, podendo transportar objectos até 4,15 metros de comprimento.
Sem alterações significativas em relação às capacidades, com variações pontuais de equipamento consoante as versões.
Conteúdo deste artigo
Motor 2.0 dCi e caixa automática de dupla embraiagem
Os novos motores 2.0 dCi possuem sistema de redução catalítica selectiva (SCR), respeitando as normas Euro 6d-temp.
Com turbocompressor de geometria variável, podem assegurar uma redução do consumo de combustível até 0,6 l/100 km (valores NEDC 2), afirma o construtor.
Com até 170 cv, os novos motores podem ser combinados, nas duas potências mais elevadas, com uma caixa automática EDC 6 de dupla embraiagem, fornecida pela Getrag, líder mundial em sistemas de transmissão automóvel.
Características de funcionalidade
Principais destaques no habitáculo:
- Seguindo o conceito de escritório móvel, há mais conectividades e novas soluções multimédia: R-LINK Evolution e Media Nav Evolution com ecrã táctil (compatível Android Auto™ e Apple CarPlay™) e um novo rádio 1DIN R&Go, com novo microfone, para melhor qualidade das comunicações;
- Pontos de arrumação até 90 litros, incluindo um compartimento de 54 litros sob o banco do passageiro;
- Encosto de banco rebatível, disponibilizando espaço para um computador;
- Espaço de arrumação e mesa para escrever, com mola para folhas;
- Suportes para smartphone e tablet.
Na zona de carga:
- Variadas soluções para facilitar o carregamento e fixar a carga, como a abertura das portas traseiras a 255 graus, 18 anéis de retenção e fecho de bloqueio da porta esquerda, para circular com a porta direita aberta a 90 graus;
- Iluminação LED reforçada da zona de carga (500 lúmens);
- Para simplificar o acesso, uma nova chave retráctil com 3 botões ou cartão Renault mãos livres, com opção Single Door Opening;
- Fechadura reforçada adicional Extra Security lock;
- Novo revestimento em polipropileno, bem como uma ampla variedade de revestimentos à medida.
Tecnologias de apoio à condução
Entre os vários sistemas de ajuda à condução (ADAS) que equipam o Trafic, realce para:
- “Wide View Mirror” aumenta para mais do dobro o ângulo de visibilidade lateral traseiro direito;
- Sistema de ajuda ao estacionamento dianteiro/traseiro com câmara de marcha-atrás “Front and Rear Park Assist”;
- Sistema antioscilação do reboque “Trailer Swing Assist”;
- Faróis Full LED para reforço da segurança em condução nocturna. Iluminação 50% superior para os máximos e 34% para os médios, relativamente aos faróis de halogéneo, e ainda maior longevidade.
Versões disponibilizadas
Modelável e personalizável, há 275 versões com possibilidade de conversão entre:
Furgão: 2 comprimentos, 2 alturas, volume útil entre 3,2 e 8,6 m3, grande número de variantes de carroçarias, superfícies vidradas, divisórias, portas e também cabinas alongadas, etc.;
Plancher-cabina: desde o grande volume à câmara frigorífica, passando, por exemplo, pela caixa basculante, etc.;
Transporte de passageiros: até 9 lugares, conservando um volume de porta-bagagens máximo de 1,8 m3.
Trafic SpaceClass, transporte com classe
Para transporte de passageiros com mais prestígio, esta versão do Trafic distingue-se exteriormente por:
- Novos faróis Full LED com a assinatura luminosa C-Shape;
- Jantes diamantadas;
- Elementos de estilo “Preto Brilhante” (suporte de grelha dianteira, retrovisor, proteção e puxadores exteriores).
A modularidade proporciona até 50 configurações de 2 a 9 lugares.
É possível colocar até 6 lugares frente a frente (cintos de segurança integrados em cada lugar), graças aos bancos individuais deslizantes, rotativos e amovíveis e a uma mesa retráctil e deslizante.
Facilidade de acesso à última fila de bancos, graças à funcionalidade “easy-entry”;
Outros pormenores interiores:
- Câmara de marcha-atrás associada a radares de estacionamento dianteiro e traseiro;
- Estofos em couro;
- Painel de bordo modernizado, com volante em couro e elemento decorativo cromado;
- Guarnição de tecto em jersey, alcatifa no piso;
- 6 focos de leitura individuais LED;
- Tomada de 220 volts (300 watts);
- 2 entradas USB no espaço dedicado aos passageiros;
- Até 4 porta-objetos com rede e 2 bolsas de arrumação.
Factos
Lançado em 1980 e comercializado em mais de 50 países, o Renault Trafic posiciona-se no Top 3 dos furgões médios na Europa, com mais de 2 milhões de unidades vendidas.
A ambição do construtor francês é aumentar as vendas de veículos comerciais em mais de 40%, duplicando a cobertura de mercado (passando de 24% para mais de 50%) e mantendo-se na liderança do segmento dos veículos comerciais ligeiros eléctricos, através da electrificação de todos os VCL, com excepção da pick-up.