Comercializado a partir de setembro de 2019, o renovado Renault Trafic distingue-se por uma nova imagem dianteira, com grelha mais proeminente e faróis Full LED.

Vem equipado com novos motores 2.0 dCi, com possibilidade de caixa automática EDC e está disponível também nas versões de transporte de passageiros Combi, Bus e SpaceClass.

Tem painel de bordo modernizado e novo punho da alavanca de velocidades.

O compartimento de carga tem um volume útil que varia entre 3,2 e 8,6 m3, podendo transportar objectos até 4,15 metros de comprimento.

Sem alterações significativas em relação às capacidades, com variações pontuais de equipamento consoante as versões.

Motor 2.0 dCi e caixa automática de dupla embraiagem

Os novos motores 2.0 dCi possuem sistema de redução catalítica selectiva (SCR), respeitando as normas Euro 6d-temp.

Com turbocompressor de geometria variável, podem assegurar uma redução do consumo de combustível até 0,6 l/100 km (valores NEDC 2), afirma o construtor.

Com até 170 cv, os novos motores podem ser combinados, nas duas potências mais elevadas, com uma caixa automática EDC 6 de dupla embraiagem, fornecida pela Getrag, líder mundial em sistemas de transmissão automóvel.

Características de funcionalidade

Principais destaques no habitáculo:

  • Seguindo o conceito de escritório móvel, há mais conectividades e novas soluções multimédia: R-LINK Evolution e Media Nav Evolution com ecrã táctil (compatível Android Auto™ e Apple CarPlay™) e um novo rádio 1DIN R&Go, com novo microfone, para melhor qualidade das comunicações;
  • Pontos de arrumação até 90 litros, incluindo um compartimento de 54 litros sob o banco do passageiro;
  • Encosto de banco rebatível, disponibilizando espaço para um computador;
  • Espaço de arrumação e mesa para escrever, com mola para folhas;
  • Suportes para smartphone e tablet.

Na zona de carga:

  • Variadas soluções para facilitar o carregamento e fixar a carga, como a abertura das portas traseiras a 255 graus, 18 anéis de retenção e fecho de bloqueio da porta esquerda, para circular com a porta direita aberta a 90 graus;
  • Iluminação LED reforçada da zona de carga (500 lúmens);
  • Para simplificar o acesso, uma nova chave retráctil com 3 botões ou cartão Renault mãos livres, com opção Single Door Opening;
  • Fechadura reforçada adicional Extra Security lock;
  • Novo revestimento em polipropileno, bem como uma ampla variedade de revestimentos à medida.

Tecnologias de apoio à condução

Entre os vários sistemas de ajuda à condução (ADAS) que equipam o Trafic, realce para:

  • “Wide View Mirror” aumenta para mais do dobro o ângulo de visibilidade lateral traseiro direito;
  • Sistema de ajuda ao estacionamento dianteiro/traseiro com câmara de marcha-atrás “Front and Rear Park Assist”;
  • Sistema antioscilação do reboque “Trailer Swing Assist”;
  • Faróis Full LED para reforço da segurança em condução nocturna. Iluminação 50% superior para os máximos e 34% para os médios, relativamente aos faróis de halogéneo, e ainda maior longevidade.

Versões disponibilizadas

Modelável e personalizável, há 275 versões com possibilidade de conversão entre:

Furgão: 2 comprimentos, 2 alturas, volume útil entre 3,2 e 8,6 m3, grande número de variantes de carroçarias, superfícies vidradas, divisórias, portas e também cabinas alongadas, etc.;

Plancher-cabina: desde o grande volume à câmara frigorífica, passando, por exemplo, pela caixa basculante, etc.;

Transporte de passageiros: até 9 lugares, conservando um volume de porta-bagagens máximo de 1,8 m3.

Trafic SpaceClass, transporte com classe

Para transporte de passageiros com mais prestígio, esta versão do Trafic distingue-se exteriormente por:

  • Novos faróis Full LED com a assinatura luminosa C-Shape;
  • Jantes diamantadas;
  • Elementos de estilo “Preto Brilhante” (suporte de grelha dianteira, retrovisor, proteção e puxadores exteriores).

A modularidade proporciona até 50 configurações de 2 a 9 lugares.

É possível colocar até 6 lugares frente a frente (cintos de segurança integrados em cada lugar), graças aos bancos individuais deslizantes, rotativos e amovíveis e a uma mesa retráctil e deslizante.

Facilidade de acesso à última fila de bancos, graças à funcionalidade “easy-entry”;

Outros pormenores interiores:

  • Câmara de marcha-atrás associada a radares de estacionamento dianteiro e traseiro;
  • Estofos em couro;
  • Painel de bordo modernizado, com volante em couro e elemento decorativo cromado;
  • Guarnição de tecto em jersey, alcatifa no piso;
  • 6 focos de leitura individuais LED;
  • Tomada de 220 volts (300 watts);
  • 2 entradas USB no espaço dedicado aos passageiros;
  • Até 4 porta-objetos com rede e 2 bolsas de arrumação.

Factos

Lançado em 1980 e comercializado em mais de 50 países, o Renault Trafic posiciona-se no Top 3 dos furgões médios na Europa, com mais de 2 milhões de unidades vendidas.

A ambição do construtor francês é aumentar as vendas de veículos comerciais em mais de 40%, duplicando a cobertura de mercado (passando de 24% para mais de 50%) e mantendo-se na liderança do segmento dos veículos comerciais ligeiros eléctricos, através da electrificação de todos os VCL, com excepção da pick-up.