Novo-Renault-Trafic 2014_fleetmagazineO design evoluiu para a nova identidade da marca e o interior ganhou conforto e maior funcionalidade profissional. Concebido para ser um verdadeiro “escritório móvel”, dispõe de uma nova gama de motores que, em média, consomem menos 1 litro do que na geração anterior. Chega no Verão e ainda não é conhecida a tabela de preços.

Com um posto de condução que lembra o de um monovolume, tem um nível de conforto e uma posição de condução similares.

Face à anterior geração o assento do banco do passageiro foi rebaixado em 36 mm e as costas são mais inclinadas para aproximar a posição de condução da de um monovolume. As regulações do banco (altura, profundidade e lombar) e do volante (altura e profundidade) permitem ao condutor encontrar facilmente a melhor posição de condução.

Tal como nos mais recentes modelos de passageiros da Renault, a consola central, em forma de totem, agrupa o sistema multimédia e o controlo da climatização. O habitáculo integra até 14 superfícies de arrumação que totalizam mais de 90 litros de volume útil.

Um inovador conjunto de funcionalidades destinadas a alojar objectos habituais de uso profissional: telefone, tablet e computador portátil.

A maior de todas as superfícies de arrumação é um espaço de 54 litros, ao qual se acede levantado o assento do banco dianteiro.

O prático cartão mãos livres estará também disponível no Novo Trafic com a habitual dupla função: ligar ou desligar o motor pressionando apenas o botão “Start” e abrir ou fechar as portas do automóvel sem fazer recurso ao cartão.

Basta para isso pressionar o botão integrado nos puxadores das portas do condutor, do passageiro ou nas portas traseiras. Contém mais funcionalidades como a abertura individual da bagageira ou apenas da porta do condutor.

O maior comprimento de carga do mercado

Novo-Renault-Trafic 2014_interior_fleetmagazineO Trafic é o único modelo do seu segmento que poderá transportar, com as portas totalmente fechadas, materiais com um comprimento de 3,75 m nas versões L1 (mais curtas) e de 4,15 m nas versões L2 (mais longas).

Este resultado é possível pela introdução de duas portinholas de abertura para o habitáculo.

Uma primeira por baixo da antepara que separa o habitáculo da caixa de carga e que permite ganhar 41 cm adicionais no comprimento de carga. A segunda, situada por baixo do banco do passageiro, permite adicionar 80 cm ao comprimento total de carga disponível.

A portinhola por baixo da antepara tem uma abertura de 510 mm de largura por 228 mm de altura e pode ser completamente retirada.

O sistema de bloqueio da porta traseira esquerda permite o transporte de objectos ainda mais longos.

Com este sistema é possível rolar com a porta traseira direita aberta (em função da regulamentação de cada país) mantendo a porta traseira esquerda fechada o que permite, por exemplo, a total visibilidade da placa de matrícula.

O Trafic integra, desde a origem, algumas predisposições que facilitam e enriquecem a oferta de adaptações complementares. Por exemplo, a dupla poli da cambota permite a transformação em isotérmica/frigorífica mantendo sem alteração as prestações do sistema de climatização na cabine.

Volume útil que pode atingir 8,6 m3 (L2H2)

Novo-Renault-Trafic 2014_carga_fleetmagazineEstá disponível com 2 comprimentos (L1 e L2) e duas alturas (H1 e H2). Existem versões de transporte de mercadorias ou transporte de passageiros e um total de quase 270 versões!

O volume de carga nas versões de mercadorias vai de 5,2 m3 a 8,6 m3.

O novo Trafic é mais longo 210 mm que a anterior geração com um correspondente ganho em volume útil de 200 litros nas versões H1 e de 300 litros nas versões H2. Desde logo nas versões L1 será possível carregar três euro paletes.

Para amarrar os objectos na caixa de carga, o Novo Trafic dispõe de 18 anéis de fixação nas versões L2, dos quais 8 estão fixos no piso (as versões L1 dispõem de 16 anéis dos quais 6 no piso).

Actualmente cerca de 30 % das Trafic de mercadorias vendidas são objecto de uma adaptação. Estas adaptações são realizadas directamente pela Renault Tech ou pela rede de carroçadores homologados pela Renault (360 em todo o mundo), para garantir a qualidade do produto final.

Motores mais eficientes

Renault-Trafic 2014_cargas_fleetmagazineNas versões Twin Turbo, os consumos são inferiores aos 6 l / 100 km atingindo mesmo o valor recorde de 5,7 l / 100 km (149 g CO2 / km) na configuração L1H1.

Dois motores turbo de geometria variável permitem, desde logo, um ganho de 1 l / 100 km face à gama de motores da anterior geração.

– dCi 90 (260 Nm) com ou sem Stop & Start.

– dCi 115 (300 Nm) sem Stop & Start.

Dois novos motores com a tecnologia Twin Turbo (dois turbocompressores) com maior potência, melhores recuperações e um menor custo de utilização, com menos de 6 l / 100 km.

– Energy dCi 120 Twin Turbo (320 Nm) (com Stop & Start)

– Energy dCi 140 Twin Turbo (340 Nm) (com ou sem Stop & Start)

Todos estes motores cumprem os critérios da norma Euro 5 e estão já preparados para responder à futura norma de despoluição Euro 6b.

O condutor pode reduzir ainda mais os consumos de combustível (até 10%) utilizando os dispositivos de eco condução: botão ECO mode, indicadores de estilo de condução e de mudança da relação engrenada.

A tecnologia “Twin Turbo” consiste em 2 turbocompressores montados em série: o primeiro turbo de muito baixa inércia assegura um elevado binário nos baixos regimes (para assegurar os desempenhos nas fases de arranque ou nas recuperações), enquanto um segundo turbo entra em funcionamento a regimes mais elevados para elevar a potência (até 87,5 cv / litro).

Custos de utilização reduzido e novas ajudas à condução

Novo-Renault-Trafic 2014_cargas_fleetmagazine– Consumos de 5,9 l / 100 km (155 g CO2 / km) nas versões de mercadorias

– Consumos de 5,7 l /100 km (149 g CO2 / km) nas versões de Passageiros

– Intervalos de manutenção de 2 anos ou 40 000 km. A correia de distribuição não necessita de manutenção.

– Câmara de marcha-atrás

– Espelho “Wide view”

– Ajuda ao arranque em subida
– Extended grip