A Renault Portugal acredita que o Twingo Electric pode significar o compromisso ideal para o momento atual de muitas empresas, perante a incerteza quanto ao futuro da mobilidade dos seus colaboradores.
Para tal, propõe-lhes um automóvel a partir de 18 mil euros (mais IVA, dedutível), capaz de circular em cidade e em qualquer estrada nacional, cujos encargos não estão sujeitos a Tributação Autónoma e podem ter o IVA da energia abatido aos custos da sua utilização.
Em 2021 vai ainda apresentar soluções de aquisição e aluguer desenhadas especificamente para este modelo e propostas pelo RCI Bank & Services.
Face ao cenário ainda indefinido quanto ao regime de teletrabalho ou misto, um e outro com consequências ao nível da redução da quilometragem percorrida, e ainda incerto quanto à evolução económica, o Twingo pretende ser uma solução de compromisso.
Por exemplo, uma solução que faça parte de um pacote de mobilidade modular, que inclua mais do que um tipo de veículo ou forma de transporte.
Razões que resultam igualmente válidas para clientes particulares.
Pode consultar aqui a tabela de preços para Portugal de todas as versões do Renault Twingo Electric.
O que torna o Twingo diferente
A quarta geração deste pequeno citadino distingue-se das anteriores em dois aspetos importantes: utiliza uma plataforma desenhada para ser eletrificada e possui tração traseira.
É fruto de uma parceria entre os grupos Renault e Daimler, a anterior proprietária da smart.
Face ao smart forfour, o Twingo propõe uma bateria com mais capacidade, logo, capaz de lhe assegurar maior autonomia: 190 quilómetros em circuito combinado no ciclo WLTP (215 quilómetros com utilização do modo Eco) ou até 270 quilómetros em cidade.
Distâncias que pareceram bastante realistas após um curto ensaio realizado com o modelo na sua apresentação à imprensa; ou seja, possíveis de atingir sem grande ginástica, já que o consumo de eletricidade pode ser realmente baixam.
É também a garantia de muita diversão: leve e compacto, o Twingo Electric é rápido a responder e oferece uma condução descontraída, segura e surpreendentemente estável para a agilidade que revela em trajetos mais sinuosos, desde que não tenha de enfrentar muito vento.
Deve isso ao facto de ter nascido a pensar na sua eletrificação, logo, desenvolvido de forma a permitir uma distribuição equilibrada do peso da bateria e do motor ao longo da plataforma.
Isto permite-lhe não apenas manter a habitabilidade – interessante para um carro com 3,61 metros de comprimento -, como a mesma posição de condução, ou até aumentar, muito ligeiramente, o espaço da bagageira.
Porque possui motor e tração traseira, a direção do Twingo encontra espaço para poder rodar num ângulo de até 45º.
Daí que o pequeno carro francês precise de um espaço de apenas 8,60 metros para inverter de direção, característica que reforça a sua versatilidade urbana.
Custos de utilização, autonomia e tempos de carregamento
Os baixos custos de utilização podem ser a chave do sucesso do Renault Twingo Electric.
Associada aos reduzidos encargos de manutenção que são típicos de um veículo elétrico, o Twingo caracteriza-se por um baixo consumo de energia.
Facilmente se conseguem consumos em redor dos 12~13 kWh/100 km.
Numa tomada doméstica ou para uma empresa, isto representa um custo de energia inferior a dois euros por cada 100 km percorrido.
Três modos de condução concorrem, em simultâneo, para a redução do consumo e para a recuperação de alguma energia em descidas, desacelerações e fases de travagem.
Bem utilizados a partir do manípulo que comanda a marcha do veículo, podem não só dar algum colorido à condução como poupar as pastilhas do travão…
O motor elétrico 100% Renault (o R80 instalado no Renault ZOE) é alimentado por uma bateria de 22 kW arrefecida a água.
A bateria não aceita cargas em corrente contínua mas tem capacidade para receber energia suficiente para 80 quilómetros de autonomia em apenas 30 minutos.
A partir de uma wallbox de 7,4 kW, uma carga completa demora cerca de quatro horas.
Ligado a uma tomada doméstica de 16 Amperes, utilizando o sistema fornecido com o carro, precisa de cerca de oito horas para o fazer.
Diversos serviços conectados da Renault estão disponíveis no TWINGO Electric, incluindo funções específicas destinadas a facilitar a vida do condutor de um carro elétrico da marca francesa.
Equipamento e personalização do Renault Twingo Electric
Como facilmente se depreende, o pequeno carro francês é um carro desenhado para a cidade e não um modelo familiar ou uma versão indicada para grandes jornadas.
Apesar desta vocação prática, não deixa de incluir variadas possibilidades de personalização exterior e interior, suficientes para manterem a imagem de irreverência e a personalidade provocante que fazem a história de sucesso do Twingo há quase três décadas.
O TWINGO Electric é comercializado com dois níveis de equipamento e, como acontece atualmente em toda a gama de automóveis elétricos da Renault, apenas com a bateria incluída.
A versão ZEN, de entrada de gama, está disponível por pouco mais de 18 mil euros para clientes empresariais, por beneficiarem da dedução integral do valor do IVA.
Para particulares, esse valor é de 22.200 euros.
O nível de equipamento ZEN integra, entre outros itens:
- Ar condicionado automático
- Bancos traseiros com rebatimento 50/50
- Elevador de vidro elétrico com função de impulso do lado do condutor
- Limitador de velocidade
- Porta-luvas fechado
- Sistema multimédia Easy Link de 7 polegadas com replicação smartphone
- Retrovisores elétricos da cor da carroçaria
- Sensores de chuva e luminosidade
- Volante em couro regulável em altura.
Por mais mil euros, o Renault TWINGO Electric Intens substitui o sistema multimédia pelo Easy Link 7 de sete polegadas com navegação e acrescenta, por exemplo:
- Sistema de ajuda ao estacionamento traseiro com câmara de marcha atrás
- Regulador e limitador de velocidade
- Banco do passageiro rebatível “one touch“
- Bagageira modulável
- Vidros traseiros sobre escurecidos
- Jantes em liga leve de 15 polegadas.
Pode consultar aqui as características principais de todas as versões do Renault Twingo Electric.