O Twingo Z.E. é a nova aposta da Renault no segmento dos pequenos citadinos elétricos. Será apresentado no próximo Salão de Genebra.
Com três gerações e quase quatro milhões de unidades vendidas em 25 países, o Twingo chega agora na sua versão 100% elétrica.
“Ajustado às necessidades dos que conduzem nas cidades” – o lema da Renault para o Twingo Z.E., assente numa plataforma própria para veículos elétricos, com uma bateria de 22 kWh de capacidade. De acordo com a marca, o pequeno Twingo Z.E. “pode circular pela cidade durante uma semana inteira com uma única carga de bateria”.
O Twingo Z.E. é o sétimo 100% elétrico da Renault (antes disso já o ZOE, o Twizy, o Kangoo Z.E. e os furgões Master Z.E. tinham chegado ao mercado; exceção feita ao RSM SM3 Z.E. saloon, vendido na Coreia do Sul, e ao City K-ZE, vendido na China).
“O Twingo Z.E. não foi apenas projetado para a utilização diária, mas também para apoiar a transformação urbana”
– Stéphane Wiscart, vice-diretor de Projeto do Twingo
Eletrificado
A bateria de iões de lítio de 22 kWh, desenvolvida em parceria com a LG Chem, foi ajustada no Twingo de forma a não comprometer o espaço ou o volume da bagageira.
Uma das novidades neste modelo é o sistema de refrigeração líquida do motor.
A autonomia é de 250 quilómetros em ciclo WLTP e de 180 quilómetros em ciclo WLTP combinado. No entanto, com o modo de condução “Eco” ativado, a Renault diz que o condutor deste citadino consegue uma autonomia de cerca de 215 quilómetros, sendo que a aceleração e velocidade máximas têm de ser mais doseadas.
O motor de 60 kW (82 cv) dispõe de um binário máximo de 160 Nm, com a velocidade máxima anunciada a fixar-se nos 135 km/h.
Para conseguir regenerar energia, o Twingo Z.E. conta com o modo de condução “B mode”. Assim que o condutor levanta o pé do acelerador, o carro desacelera significativamente, regenerando assim a bateria e reduzindo a necessidade de travagem.
O carregador Caméléon, patenteado pela Renault, permite uma carga em casa, no local de trabalho ou utilizando infraestruturas de carregamento AC até 22 kW (com uma carga de trinta minutos num destes postos, o Twingo Z.E. ganha uma autonomia de 80 quilómetros).
Para uma carga máxima da bateria deste Z.E. num carregador de 22 kW, basta uma hora.
Utilizando outros tipos de tomadas, eis os tempos de carregamento:
- 2,4 kW: 13,3 horas
- 3,7 kW: 8 horas
- WallBox de 7,4 kW: 4 horas