A marca francesa diz que pode representar uma solução de mobilidade para pelo menos 40% dos portugueses: o Renault ZOE 240 traz como novidades um novo motor 100% desenvolvido pela marca, que reivindica mais autonomia e melhor rendimento.
Ou seja, menos consumo de energia graças a uma mais eficaz gestão eletrónica e menor tempo de carregamento, devido também à evolução feita no sistema de carregamento Camaléon, que permite que este seja mais rápido: menos de 8 horas numa vulgar tomada doméstica com 3 kW (com wallbox).
Nas contas da marca, cada 100 km percorridos podem custar apenas 1,2 euros de energia. Para tornar mais apelativo o conceito, o modelo está disponível a partir de 13.990 euros (depois de deduzido o incentivo do Estado ao abate, no valor de 4.500 euros, para aquisição de um carros elétrico).
Ao fim de 30.000 quilómetros, uma revisão no ZOE tem um custo inferior a 30€. Em Portugal, o ZOE 240 beneficia, tal como os restantes modelos da gama Renault, da garantia contratual de cinco anos / 100.000 km.
Mas a garantia da bateria é “vitalícia”! O contrato de aluguer estipula que a bateria deve estar sempre operacional e com uma capacidade de carga superior a 75% da sua capacidade inicial. Se uma destas duas condições não se verificar, a bateria é substituída sem custos. A assistência, incluída no aluguer da bateria, é válida durante a duração do contrato, está disponível 24 horas por dia e aplica-se a qualquer tipo de falha: de energia, relacionada com o motor eléctrico, da bateria ou do automóvel.
Com uma autonomia de 240 quilómetros (mais 30 quilómetros que o motor “original”), o modelo reforça o estatuto de automóvel do segmento é capaz de cumprir mais quilómetros com uma única carga de baterias.
O motor do Renault ZOE 240 debita 88 cv e tem um binário máximo de 220 Nm (apenas menos 20 NM do que o Clio R.S. 200 EDC) disponível em menos de um centésimo de segundo. Para acelerar dos 0 aos 50 km/h, o ZOE só precisa de quatro segundos.
Já as dimensões e a habitabilidade são em tudo idênticas às de um Renault Clio. As linhas são modernas, não passando despercebido o azul “elétrico” nos faróis dianteiros e traseiros, que remete para o universo dos automóveis 100 por cento amigos do ambiente. Em relação ao “original”, o ZOE 240 distingue-se por pormenores como a cor dos cromados e também novos tons no habitáculo.