Em Abril de 2016, as aquisições do canal de rent-a-car atingiram as 4.076 unidades de ligeiros de passageiros, revelando um crescimento de 51% face ao mesmo mês de 2015.
Este valor representa 25,5% do volume total de vendas neste mês (15.984 unidades), segundo elementos fornecidos pela ACAP – Associação Automóvel de Portugal.
No que ao que aos veículos de mercadorias diz respeito, o crescimento das aquisições por parte das empresas de rent-a-cargo, representadas pela ARAC, foi mais modesto, cifrando-se em 315 veículos, ainda assim um crescimento de 12% face ao ano anterior.
A associação lembra que o setor do rent-a-cargo foi dos mais afetados pela crise que Portugal e a Europa ainda atravessam.
RaC antecipam ano positivo do mercado em Portugal
O crescimento da aquisição de veículos de passageiros por parte das empresas de rent-a-car no mês de Abril tem em conta a calendarização da época turística de 2016.
No que se refere aos veículos de mercadorias, a associação espera que a revisão da legislação que regulamenta a atividade de rent-a-cargo vai permitir um quadro legal mais liberalizador deste setor, á semelhança da maioria dos países europeus.
“Estamos seguros que este setor venha a ter um forte incremento, com reflexos em toda a economia nacional no que respeita ao transporte de mercadorias”, refere a associação.
Nos primeiros 4 meses de 2016, as empresas representadas pela ARAC adquiriram um total de 15.456 veículos, mais 23% face ao período homólogo do ano anterior.