A procura pelo financiamento especializado manteve uma tendência de crescimento ao longo de 2015 e o setor automóvel continua a ser o principal responsável por esse crescimento.
O Renting terminou 2015 terminou com um total de 28.547 viaturas novas adquiridas (22.137 ligeiras e 6.410 comerciais), mostrando um crescimento de 8,2% quando comparado com as 26.377 unidades de 2014.
Contudo, face ao crescimento total do mercado automóvel em 2015 (209.352 unidades em 2015, 168.992 em 2014), a média ponderada mostra que a penetração desta solução especializada regrediu quase 2%.
Isto significa uma produção total de 543 milhões de euros, mais 13,0% comparativamente ao ano anterior. As frotas automóveis geridas pelas empresas de Renting totalizavam número superior a 92.000 viaturas no final de 2015, com tendência crescente.
“Estes dados vêm consolidar o crescimento da procura por soluções de Renting verificada nos últimos anos. As condicionantes económicas para a aquisição de viaturas e a necessidade de reduzir custos operacionais nas empresas têm feito crescer o número de entidades com interesse nesta solução, por trazer vantagens específicas nessas vertentes”, afirma António Oliveira Martins, Vice-Presidente da ALF responsável pelo Renting.
Já o leasing demonstrou um incremento estimado de 20%, com grande contributo do leasing mobiliário, com mais 33% no valor dos contratos.
Destaca-se o segmento das viaturas com mais 41% do que o verificado no ano passado, totalizando 920 milhões de euros.
“Confirma-se que o leasing é uma solução financeira que permite uma adaptabilidade particularmente apreciada pelos agentes económicos na atual conjuntura, dado a flexibilidade dos contratos em termos de prazos, prestações e formas de pagamento”, afirma Eduardo Moradas, membro da Direção da ALF responsável pelo Leasing.
No global, as estimativas reveladas pela Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting (ALF) revelaram valores em linha com a tendência de recuperação gradual da economia nacional e dos níveis de investimento empresarial.
“Ficámos agradados por constatar que, em 2015, o Financiamento Especializado continuou a aumentar a sua importância no apoio à economia Portuguesa, reforçando o seu papel de catalisador dos investimentos e na gestão da tesouraria das empresas Portuguesas e demais agentes económicos”, afirmou Paulo Pinheiro, Presidente da ALF, adiantando que “as empresas Portuguesas têm vindo a usufruir cada vez mais das vantagens destes produtos, convergindo para um grau de utilização verificado nos países Europeus mais desenvolvidos economicamente”.