santogal

É um dos maiores operadores de retalho automóvel do país, com vendas na ordem das 11 mil viaturas por ano

O volume de vendas da Santogal permite-lhe oferecer propostas competitivas para clientes empresariais no financiamento, seguros e serviços.

A garantia foi dada por Luís Barreto, diretor comercial do grupo, na entrevista que concedeu à edição de Junho da FLEET MAGAZINE.

Com “condições específicas para os seus clientes frotistas”, este responsável adianta que a Santogal tem protocolos com algumas instituições financeiras especializadas no financiamento automóvel e até uma mediadora de seguros, que criou um produto adaptável para clientes particulares e empresas.

santogalQuais são as preocupações habituais dos clientes empresariais?

Os frotistas são sempre muito sensíveis ao custo da viatura, tanto na aquisição como na sua utilização. Mas a componente fiscal é cada vez mais importante na escolha da frota. São estes os fatores que analisamos para cada cliente, a quem propomos as melhores opções do mercado. Condições que, pelo seu dinamismo, podem variar de mês para mês.

E qual é o modelo de financiamento mais utilizado?

Nas empresas com frotas consideráveis, o renting apresenta uma boa penetração. No entanto, existem empresas que continuam a optar por soluções de financiamento próprias e mais tradicionais.

Que opções financeiras o grupo têm para propor? Dispõe de soluções próprias, algum tipo de serviço próprio para este canal?

A Santogal possui uma equipa específica para auxiliar os clientes na questão do financiamento e seguro. Além de utilizarmos as financeiras da marca, temos protocolos com algumas instituições especializadas no financiamento automóvel que, dado o volume de negócios por nós gerado, nos garantem condições muito competitivas de financiamento.

Temos também a possibilidade de propor aos nossos clientes planos de manutenção que podem aplicar-se independentemente da modalidade de aquisição.

Dispomos ainda de uma mediadora especialista em seguro automóvel, com dimensão e conhecimento do mercado, que desenhou um produto de seguro automóvel muito vantajoso tanto para particulares como para as empresas.

E serviços especificamente destinados a frotas?

Há condições próprias para clientes frotistas, estabelecidas através de protocolos que garantem diversas vantagens: crédito oficinal, reboque gratuito em caso de avaria ou acidente, serviço de apoio ao cliente (InfoSantogal), viatura de substituição a preços reduzidos, fornecimento e montagem de pneus são algumas das condições especiais de assistência.

santogalMas têm por hábito desenvolver algum tipo de ações, como cursos de condução eficiente, defensiva, segura ou iniciativas de outro âmbito?

Pontualmente, algumas marcas tomam esse tipo de iniciativa e a Santogal convida os seus clientes a participar. Temos conhecimento de algumas empresas nossas clientes desenvolvem esse tipo de programas internamente e nós estamos sempre disponíveis para colaborar em termos de consultoria ou logística.

Também vos procuram para trabalhos de recondicionamento de viaturas?

Temos vindo a desenvolver essa atividade e a procura desse serviço tem crescido. Por pedido dos clientes estamos a recondicionar cada vez mais viaturas no final do seu contrato de renting. É uma competência que já dispúnhamos, uma vez que já o fazíamos nas viaturas usadas que comercializamos.

 

Fiscalidade Verde

 

Algumas medidas incluídas no OE para 2015 privilegiam as soluções híbridas e elétricas. Notam maior interesse das empresas para esta tipologia de modelos?

A Santogal acredita que estas viaturas farão parte do futuro do automóvel. Dai ser o representante para Lisboa da BMWi.

Mas outras marcas que representamos têm ou estão em fase de oferecer produtos nesse – ainda – nicho de mercado. Não há dúvida que os incentivos fiscais são importantes. Sentimos que há mais curiosidade sobre estes modelos e um crescimento importante das vendas em relação ao ano anterior.

Em relação à fiscalidade automóvel, em que sentido ela deveria evoluir para estimular o setor e beneficiar as empresas?

Seria desejável uma estabilização das regras, no sentido de uma harmonização europeia dos impostos. Esse efeito permitiria aos fabricantes alinhar os seus produtos e oferta, de forma a otimizar o seu custo fiscal.

É que, em Portugal, o automóvel tem um tratamento semelhante a um produto de luxo, com regras que, por vezes, distorcem o mercado. Como o peso que a cilindrada já teve na determinação do imposto.

 

Quantos automóveis vende a Santogal

 

santogalEm 2014, a empresa foi responsável pela venda de cerca de 11.000 carros novos em Portugal e 2.400 em Espanha, nas instalações de Madrid. Além do comércio de motos, o grupo opera também no mercado de usados, alguns dos quais provenientes da renovação de frotas de empresas.

A atividade representou 7.400 unidades em Portugal e 1.300 em Madrid.

Luís Barreto não revela qual das marcas ou modelo que tem mais importância:

“A Santogal sente orgulho em representar 24 marcas e tem conseguido obter penetrações importantes em todas. Os volumes são proporcionais ao peso de cada uma no mercado”.