O facelift exterior do modelo colocado à venda em 2010 é muito ligeiro: novos farolins traseiros com tecnologia LED e novo logotipo da marca montado na grelha frontal, no portão da bagageira, no volante e nas jantes, que também têm um novo padrão.
O monovolume fabricado na AutoEuropa, em Palmela, mantém os 4,85 metros de comprimento e lotação para sete ocupantes, continuando também a partilhar muitos elementos mecânicos e estruturais com o Volkswagen Sharan, que vai ser igualmente renovada.
As alterações mais profundos acontecem a nível de motores, passando a disponibilizar duas motorizações a gasolina – 1.4 TSI com 150 cv e 2.0 TSI de 220 cv (antes 200 cv) – e três unidades diesel: 2.0 TDI com 115, 150 (antes 140 cv) e 184 cv (antes 177 cv).
A SEAT anuncia que o consumo médio das versões diesel de 115 e 150 cv é idêntico: 4,9 l / 100 km.
Todas respeitam as normas europeias de emissões Euro 6 e são mais eficientes do que as correspondentes versões anteriores. Vão dispor de caixa manual de seis velocidades, exceto o motor 2.0 TSI de 200 cv, que acopla uma automática de dupla embreagem “DSG” com o mesmo número de relações.
O Seat Alhambra de 2015 introduz um novo sistema de info-entretenimento designado “Seat Easy Connect”, com ecrãs de maior tamanho e resolução, dotados ainda de processadores mais rápidos para permitir cálculos mais rápidos de navegação, por exemplo.
Há também novo equipamento de segurança, vindo equipado de série com um sistema de travagem automática pós colisão. Quando o condutor já não pode intervir no decurso de um acidente, este sistema ativa automaticamente os travões do veículo para evitar uma colisão secundária.
Outras novidades são o sensor de ângulo morto, um dispositivo que avisa o condutor da presença de veículos nos ângulos fora do campo de visão quando muda de faixa de rodagem, e o Controlo Adaptativo da Suspensão DCC, além de novos assentos, com funções de massagem, que garantem um nível elevado de conforto nas viagens mais longas.