seat-aqualiaA SEAT tornou-se na primeira empresa do setor automóvel em Espanha a utilizar biogás 100% autóctone. O processo de obtenção do biogás a partir da água depurada é conseguido com recurso a diversas inovações de I+D+i da Aqualia.

O projeto SMART Green Gas aposta na economia circular e na resiliência urbana num processo sustentável e respeitador do meio ambiente.

O uso de um veículo movido 100% a biometano permite uma redução de 80% nas emissões de CO2 em comparação com um veículo a gasolina.

Uma depuradora de águas residuais de tamanho médio pode produzir mais de 1.000m3 de biogás por dia, quantidade suficiente para que 300 veículos possam fazer mais de 15.000 km por ano.

O início da colaboração entre a SEAT e Aqualia terá a duração de cinco anos.

Para os testes piloto, a SEAT entregou dois veículos SEAT Leon TGI à Aqualia, para que esta empresa possa realizar os testes necessários com o biometano produzido pelas águas residuais, podendo assim verificar toda a cadeia produtiva desde a obtenção à utilização do combustível.

Este projeto conjunto representa um importante impulso à investigação e criação de combustíveis alternativos no sector automóvel em Espanha através da produção de gás renovável e 100% autóctone, tendo como principal vantagem o facto de um veículo 100% a gás biometano conseguir reduzir em 80% as emissões de CO2 no ciclo “Well to Wheel” comparando-o com o consumo de gasolina.

O projeto SMART Green Gas pretende flexibilizar e otimizar o sistema energético, conseguindo uma melhoria na política energética da EU, dando uma maior autonomia e sustentabilidade às cidades que adotem este sistema nas suas estações de tratamento de águas residuais.

Tudo isto a partir do desenvolvimento de novos sistemas de máxima eficiência para a produção de biogás e a sua conversão em biometano, que se extrai dos resíduos tratados nas estações de tratamento de águas residuais (ETAR) das cidades.

O objetivo da SMART Green Gas é a obtenção de combustível autóctone e renovável que possa ser utilizado no setor automóvel injetando-o na rede de distribuição de gás natural.

Apoiado pelo Centro para o Desenvolvimento Tecnológico Industrial (CDTI), a SMART Green Gas está a desenvolver-se com o trabalho de cinco sócios – entre os quais a Gas Natural Fenosa y Naturgas EDP – e também de organismos públicos de investigação como o Instituto Catalán de Investigación del Agua (ICRA) e as Universidades de Girona, Valladolid e Santiago de Compostela. A SEAT participa em associação com a Aqualia.