A primeira fase de lançamento do Seat Arona vai ser feita apenas com motorizações a gasolina, com preços a partir de 17.805 euros. A marca espera mesmo mais vendas nesta motorização  do que em diesel, embora admita que o Arona se trate de um oferta que faz sentido para as empresas.

As motorizações a gasolina oscilam entre os 95 e os 150 cavalos de potência. O diesel, que vai chegar apenas em Dezembro, terá 95 e 115 cv. Mas a Seat tem em mente mais um tipo de propulsão alternativa, enquanto não embarca definitivamente para a eletrificação das suas viaturas – a qual assume que será o futuro da indústria. Dessa forma, em meados de 2018, vai receber uma opção a gás natural comprimido, para fazer a transição para as propulsões elétricas.

Este é o segundo modelo do grupo Volkwagen a ser fabricado a partir da plataforma MQB A0, depois do Ibiza. Vantagens disto são a possibilidade de alterar as distâncias entre-eixos de modelo para modelo (o Arona tem mais 2mm que o Ibiza) ou a redução de peso que é conseguida. Através desta, conseguem-se comportamentos dinâmicos mais precisos e, obviamente, consumos melhorados.

Parte do DNA da marca é a ligação a pessoas com atitudes mais positivas e dinâmicas. A tecnologia, por exemplo, é um dos atrativos deste modelo. O novo SEAT Arona receberá um novo quadro de instrumentos digital em 2018, garantindo um design mais moderno e versátil, versatilidade e maior resolução. Além de tudo isto, vai receber ainda o sistema de assistente pessoal Amazon Alexa, com voz interativa em 2018, pronto a assistir o condutor em viagem.

O Arona tem muitos sistemas de assistência à condução; sistemas que são comuns nos segmentos superiores, como é o caso do Front Assist, função Hill Hold, Detetor de Fadiga, Sensores de Chuva e Luz, Travagem Multicolisão, sem esquecer a possibilidade de incluir o Alerta de Trânsito à retaguarda, Deteção do Ângulo Morto e o Park Assist, que funciona tanto no estacionamento paralelo como longitudinal e o Cruise Control Adaptativo (ACC) com função Stop&Go.

1.0 TSI de três cilindros

Nesta fase de lançamento, a linha a gasolina do Seat Arona começa no 1.0 TSI 95 cv, com 3 cilindros, associado a uma caixa manual de cinco velocidades. A velocidade máxima é de 173 km/h, fazendo dos 0 a 100 km/h apenas 11.6 segundos. O binário situa-se nos 175 Nm, disponível entre as 2,000 rpm e as 3,500 rpm e a média de consumo fica-se pelos 4.9 l/100 km e 112g/km nas emissões de CO2.

Este motor aparece ainda numa versão de 115 cv, que traz uma caixa manual de seis velocidades ou uma de dupla embraiagem DSG com sete velocidades. Tal como o de 95 cv, o 1.0 TSI de 115 cv com caixa de dupla embraiagem DSG de 7 velocidades emite 114 g/km, consumindo 5 l em 100 km. A caixa manual alcança valores ligeiramente melhores, com 113-114 g/km de CO2 e um consumo médio entre 4.9 e 5 litros a cada 100 km. O binário máximo nas duas versões de 115 cv chega aos 200 Nm e fica disponível entre as 2,000 e as 3,500 rpm.

Quanto aos Diesel, a aposta é no conhecido 1.6 TDI, com 95 ou 115 cv. A versão de 95 cv pode ser associada à caixa manual de cinco velocidades ou à DSG de sete velocidades, enquanto a de 115 CV ficará com a de seis velocidades.

A Seat vai apostar em campanhas de renting para este modelo, embora ainda não sejam conhecidas as rendas.