O SEAT Ateca vê a sua gama renovada para 2020 com os seus atributos de SUV compacto reforçados – uma aparência interior e exterior mais modernas e um novo e otimizado grau de conectividade.
Com mais de 300 mil unidades vendidas desde 2016 (perto de 100 mil unidades em 2019), o Ateca é desenvolvido em Barcelona e produzido na República Checa. O modelo faz uso do seu estatuto de complemento à gama SUV da SEAT, que representa, para a marca, um “segmento de mercado especialmente importante”.
“As vendas dos SUV tiveram um impacto muito positivo nos resultados da SEAT em 2019. 44% dos veículos vendidos pela marca foram variantes dos modelos Ateca, Arona ou Tarraco”, disse Wayne Griffiths, vice-presidente de Vendas e Marketing da SEAT.
O novo Ateca vê o seu aspeto exterior ser alvo de modificações que lhe conferem um estatuto – diz a marca – “mais emocional”. Exemplo disso é o leque de novas tecnologias de iluminação, incluindo luzes dianteiras e traseiras FULL LED e indicadores de direção dinâmicos.
Uma das novidades propostas pela marca é o nível de equipamento XPERIENCE, que acrescenta um caráter off-road ao Ateca, com a adoção de pára-choques dianteiros e traseiros negros e aplicações laterais e molduras dianteiras e traseiras com acabamento de (aparente) alumínio.
O Ateca cresceu em comprimento (+18mm, agora com 4,381mm) devido ao novo desenho dos pára-choques dianteiros e traseiros, mas mantém as mesmas largura (1,841mm) e altura (1,615mm) que o seu antecessor. A bagageira retém uma capacidade de 510 litros.
No interior, totalmente digitalizado, o condutor tem acesso ao Digital cockpit de 10.25’’, com um melhorado interface HMI e visão diagonal, além das atualizações verificadas nos sistemas de infotainment de 8.25’’ ou 9.2’’.
A SEAT pensou também nos condutores que passam muitas horas ao volante, equipando o banco do condutor com um sistema elétrico de oito ajustes e função de memória (também presente nos espelhos exteriores).
Conectividade e segurança
Os clientes do novo Ateca a poderem “levar as suas vidas digitais para dentro do veículo”. Equipado com a mais recente tecnologia de infotainment da marca espanhola, o Ateca foi munido do sistema Full Link – emparelhamento sem fios tanto para Android Auto como para CarPlay da Apple – e com funcionalidade se serviços online através de apps disponíveis no carro.
O serviço SEAT CONNECT (gratuito durante um ano, independentemente da versão ou nível de equipamento escolhido) com catão SIM integrado permite ao condutor manter a sua conexão com o mundo digital, acedendo às mais recentes aplicações de infotainment.
O eSIM integrado garante a disponibilidade do serviço eCall, que contacta diretamente os serviços de emergência em caso de acidente. Além de realizar a chamada para os serviços de emergência, o eCall fornece ainda informação vital, como é o caso da posição do automóvel, o tipo de motor, a cor exterior ou o número de ocupantes do veículo.
A bordo do Ateca, a SEAT disponibiliza uma gama de sistemas de assistência à condução (ADAS). A marca diz ter desenvolvido o Ateca de maneira a que este esteja 100% atento ao que o rodeia na estrada.
Assim, o novo Ateca possui, entre outros, Pre-Crash Assist, Predictive Adaptive Cruise Control (ACC), Travel Assist, Emergency Assist e Side e Exit Assist.
Motorizações
O Ateca pode ser equipado com as seguintes opções a gasolina:
- 1.0 litros TSI de 3 cilindros com 110 cv de potência e caixa de velocidades manual. Um motor que utiliza um ciclo de combustão Miller e turbo de geometria variável para elevar a sua eficiência
- 1.5 litros TSI de 4 cilindros com 150 cv de potência e transmissão manual
- 1.5 litros TSI de 4 cilindros com 150 cv de potência com caixa DSG (Ambos os motores 1.5 TSI utilizam o sistema Active Cylinder Management, que consoante as condições exigidas, trabalha a dois cilindros de forma a reduzir os consumos)
- 2.0 litros TSI com 190 cv de potência, com caixa DSG de dupla embraiagem com sistema de tração integral 4Drive.
Quanto às opções diesel, o Ateca pode ser equipado com quatro tipos de motor – com destaque à substituição da anterior motorização 1.6 por blocos de 2 litros. De notar também que todas as unidades diesel recebem um sistema de passagem SCR que inclui dupla injeção de AdBlue, o que reduz as emissões de NOx em comparação com a anterior geração de motores:
- 2.0 litros TDI de 115 cv de potência com caixa manual
- 2.0 litros TDI de 150 cv de potência com caixa manual
- 2.0 litros TDI de 150 cv de potência com caixa DSG
- 2.0 litros TDI de 150 cv com caixa DSG e sistema de tração integral 4Drive