Com a compra da Respiro, startup pioneira no aluguer de automóveis à hora a operar em Madrid, a SEAT faz a primeira incursão no mercado do automóvel partilhado.

A renovação da frota da Respiro far-se-à com veículos SEAT com etiqueta ECO e alimentação a GNC.

Ao entrar na oferta ao nível das soluções da mobilidade através de um modelo de negócio já comprovado, a SEAT posiciona-se como a empresa referência em serviços de mobilidade para o sul da Europa dentro do Grupo Volkswagen.

 

Fundada em 2010 por Ian Paterson e Inés De Saralegui com uma faturação anual de 1,8 milhões de euros em 2016, a plataforma funciona através de um sistema de pagamento por utilização.

Para usar os veículos da Respiro, apenas é necessário o registo na plataforma e recorrer ao cartão de sócio, que dá acesso aos automóveis.

Através de uma ampla rede de parques de estacionamento, a empresa disponibiliza, a particulares e profissionais, veículos utilitários, compactos, monovolumes e furgões em todas as zonas de Madrid.

Atualmente, conta com 15.000 utilizadores ativos e com uma frota mista de 200 automóveis entre elétricos, híbridos, GNC, GPL e de baixas emissões, que serão progressivamente substituídos por veículos SEAT, com etiqueta ECO e alimentação a GNC.

A entrada da SEAT no projeto também representa um impulso para a startup espanhola, que verá reforçada a sua capacidade financeira para ampliar o negócio em novos mercados e contará com o apoio e know-how do construtor automóvel para melhorar o serviço.

“A chegada de uma empresa sólida como a SEAT supõe um importante impulso para a Respiro, já que nos irá permitir chegar a outras cidades, entrar noutros canais e até evoluir no modelo de negócio”, garantiu Inés De Saralegui, cofundadora e diretora da Respiro.

Após o processo de compra, a equipa empreendedora formada pelos cofundadores, juntamente com Francesc Delgado, elemento da equipa de desenvolvimento de negócio da SEAT, liderarão o projeto com os seus 23 empregados.

Com esta operação, a SEAT consegue desenvolver e potenciar a sua estratégica de carsharing.

A empresa já lançou em 2017 o projeto Connected Sharing, um serviço de carsharing para os mais de 14.500 empregados da empresa e que permite usar e partilhar os veículos disponíveis.

Este serviço supera os 1.000 utilizadores registados e desde o seu arranque, em junho do ano passado, a percentagem de uso tem-se mantido nos 98%.