A quinta geração do SEAT Ibiza está disponível a partir de Junho de 2017.
Os preços começam nos 15.355 euros da versão equipada com motor a gasolina 1.0 de 75 cv, caixa manual de 5 velocidades e nível de equipamento Reference.
Com motor a gasóleo 1.6 TDI, em Portugal haverá versões de 95 e 115 CV. Com emissões de 99 g/km, tem preços de tabela a partir de 20.073 euros.
O novo Seat Ibiza terá exclusivamente uma carroçaria de 5 portas, não estando previstas versões carrinha (ST) ou 3 portas para esta geração.
Não está prevista qualquer transformação para comercial de 2 lugares e também não existirá a versão mais desportiva designada Cupra.
É o primeiro carro do grupo Volkswagen a utilizar a nova plataforma modular MQB A0.
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Motores e preços do Seat Ibiza 2017
A gasolina
Versão | CC | Potência | Emissões | Preço |
1.0 REFERENCE 5v | 999 | 75 Cv | 112 | 15.355 |
1.0 TSI REFERENCE 5v | 999 | 95 Cv | 106 | 15.968 |
1.0 STYLE 5v | 999 | 75 Cv | 112 | 17.055 |
1.0 TSI STYLE 5v | 999 | 95 Cv | 106 | 17.668 |
1.0 TSI XCELLENCE 5v | 999 | 95Cv | 106 | 19.168 |
1.0 TSI XCELLENCE 6v | 999 | 115 Cv | 108 | 19.783 |
1.0 TSI XCELLENCE DSG 7v | 999 | 115Cv | 106 | 21.183 |
1.0 TSI FR 5v | 999 | 95 Cv | 106 | 19.168 |
1.0 TSI FR 6v | 999 | 115 Cv | 108 | 19.783 |
1.0 TSI FR DSG 7v | 999 | 115 Cv | 106 | 21.277 |
1.5 TSI EVO FR 6v | 1495 | 150 Cv | 99 | 22.693 |
A gasóleo
Versão | CC | Potência | CO2 | Preço |
1.6TDI CR REFERENCE 5v | 1598 | 95 Cv | 99 | 20.073 |
1.6TDI CR STYLE 5v | 1598 | 95 Cv | 99 | 21.773 |
1.6TDI CR STYLE DSG 7v | 1598 | 95 Cv | 99 | 23.173 |
1.6TDI CR XCELLENCE 5v | 1598 | 95 Cv | 99 | 23.273 |
1.6TDI CR XCELLENCE DSG 7v | 1598 | 95 Cv | 99 | 24.673 |
1.6TDI CR XCELLENCE 6v | 1598 | 115 Cv | 101 | 23.894 |
1.6TDI CR FR DSG 7v | 1598 | 95 Cv | 99 | 24.768 |
1.6TDI CR FR 6v | 1598 | 115 Cv | 101 | 23.894 |
Há três blocos em alumínio, de três e quatro cilindros:
- 1.0 TSI de 3 cilindros com 75 cv
- 1.0 TSI com 95 ou 115 CV, assegurados por turbocompressor, intercooler e injeção direta
- 1.5 TSI de quatro cilindros com 150 CV (perto do final de 2017)
- 1.6 TDI nas variantes de 80, 95 e 115 CV (a primeira não, para já, em Portugal).
A pressão de injeção nos TSI de um litro com 115 CV ou 95 CV é de 250 bar, enquanto no 1.5 TSI chega aos 350 bar.
Todos os motores TSI são em alumínio, com dupla árvore de cames comandada por correia, que tem um período de manutenção de cerca de 30.000 km, e com sistema start&stop para melhorar a eficiência.
Têm variação de fase na admissão e escape, para maior suavidade e melhor resposta, tanto a baixas como a altas rotações.
O 1.0 MPI de 75 cavalos tem um consumo médio de 4.9 l/100 km e emissões de 122 g/km de CO2.
Com um binário máximo de 95 Nm disponível entre as 3.000 e as 4.300 rpm, está associado a uma caixa de 5 velocidades.
Consegue alcançar uma velocidade máxima de 167 km/h em 4ª velocidade, enquanto a 120 km/h, em 5ª velocidade, a multiplicação correta do escalonamento garante que o binário máximo permita rolar de forma suave e confortável em estrada e em auto-estrada.
No caso do 1.0 TSI de 95 cavalos, o consumo situa-se na casa dos 4.7 l/100 km com emissões de 106 g/km de CO2.
Destaca-se pelo binário máximo de 175 Nm mantido entre as 2.000 e as 3.000 rpm.
A versão 1.0 TSI de 115 cavalos, na variante com caixa de seis velocidades, tem um consumo médio de 4.7 l/100 km e emissões de 108 g/km de CO2.
O binário máximo é de 200 Nm, disponível entre as 2.000 e as 3.500 rpm.
As caixas de velocidades disponíveis são a de 5 velocidades para os motores de 95 cavalos ou inferiores e a de seis velocidades para os motores mais potentes.
A caixa de 7 velocidades DSG, com dupla embraiagem, está disponível para o Novo SEAT Ibiza.
A nova plataforma MQB A0 permite também um 1.0 TSI de 90 CV alimentado por gás natural comprimido (GNC).
A SEAT é, precisamente, o primeiro construtor a oferecer um motor deste tipo no segmento do Ibiza.
Seat Ibiza aumenta tamanho e na habitabilidade
Em termos estilísticos, o novo Ibiza segue a linha de sucesso do Seat Leon.
Mede 4,06 metros de comprimento, 1,78 m de largura e 1,44 metros de altura (1,43 m na versão FR).
Comparado com a anterior geração, é 8,7 cm mais largo, dois milímetros mais curto e um milímetro mais baixo.
Uma distância entre eixos com mais 9,5 cm (2,56 metros) e vias mais largas permitem mais e melhor aproveitamento do espaço interior.
Isso favorece francamente a habitabilidade: há mais 55 mm para o condutor e 16 mm para o passageiro; no banco traseiro o espaço para pernas aumentou 35 mm e para a cabeça 17 mm; os bancos são 42 mm mais largos.
A bagageira também cresceu 63 litros e passa a ter 355 litros de capacidade.
O plano de carga está mais baixo, pode ser colocado a 2 alturas e, de série, não existe pneu suplente. Mas há espaço para instalar uma de emergência (opcional).
Equipamento do Seat Ibiza 2017
Com quatro níveis de equipamento – por ordem crescente Reference, Style, FR e XCellence – a nova geração do Ibiza pode conter luzes integralmente em Led e diversos sistemas de ajuda à condução, consoante a versão:
- Sistema anti colisão Front Assist
- Sistema de Assistência em Trânsito
- Cruise Control Adaptativo
- Modo de acesso Keyless com botão de arranque do motor de iluminação pulsante
- Uma nova geração de sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
- Câmara de visão traseira com maior definição e precisão
O nível de equipamento FR tem elementos exclusivos:
- Altura do chassis reduzida em 15 mm
- Suspensão com especificações ligeiramente modificadas, incluindo amortecedores mais firmes e barra estabilizadora mais grossa. A diferença exata está entre os 21×3.7 mm da versão FR para os 20×2.8 mm para as restantes versões
- Eixo semirrígido traseiro mais firme
- Difusor traseiro
- Grelhas específicas para a frente
- Saídas de escape simuladas dos dois lados do para-choques traseiro
- Pack exterior preto
Há ainda a possibilidade de configurar a resposta com recurso ao Drive Profile.
Este sistema inclui três modos pré-configurados – Eco, Normal e Sport – e um adicional, o Individual, que permite definir a resposta do motor, direção, suspensão, ACC, ar condicionado e caixa de velocidades (nas versões DSG).
No interior, além de um enorme ecrã tátil de 8”, com painel em vidro, há um carregador por indução com amplificador de sinal GSM.
Em termos de conetividade, pode estar 100% conectado através de três opções: Apple Car Play, Android Auto e Mirror Link.
Há também um processador de som digital (DSP) e a 7 colunas de elevada qualidade alimentadas por um amplificador de 8 canais com 300W.
Números e factos do Ibiza
O sucesso do SEAT Ibiza junto do seu público é um pilar estratégico no crescimento da marca espanhola e no estatuto que goza dentro do grupo Volkswagen.
Depois do Ateca e ao Leon, é o terceiro lançamento na maior ofensiva de produto na história do construtor espanhol, a que se seguirão o crossover compacto Arona e um novo SUV com 5 e 7 lugares, que será posicionado no segmento acima do Ateca e que chegará aos concessionários em 2018.
Após quatro gerações e mais de 5.4 milhões de unidades vendidas, o novo Ibiza reflecte esse momento de pujança da SEAT:
- É a única que actualmente cresce entre as 4 marcas mais vendidas pelo grupo alemão
- A empresa alcançou, em 2016, os melhores resultados financeiros da sua história, com um lucro operacional de 143 milhões de euros e um lucro depois de impostos e antes de atos extraordinários de 232 milhões de euros
- É o quinto ano consecutivo de crescimento de vendas consolidado, com uma subida de 13,6% nos dois primeiros meses de 2017