Lançada em 2012, a terceira geração do SEAT Leon foi melhorada para enfrentar 2017 com evoluções ao nível do design, da tecnologia e com nova versão do motor 1.6 TDI.

Tendo vendido já 566.931 unidades, valor superior ao de toda a primeira geração, o melhor ano do Leon foi precisamente 2016, quando atingiu as 165.000 unidades.

As modificações estéticas concentram-se na secção dianteira, com uma nova grelha, maior, e nos faróis redesenhados.

De perfil, o nível XCELLENCE inclui uns exclusivos frisos cromados nas molduras das janelas, enquanto na restante gama esses frisos destacam-se em preto.

Os para-choques dianteiro e traseiro são também novos e incluem tecnologia LED nos indicadores de mudança de direção e nas luzes de nevoeiro.

Novas jantes com novo design também estão contempladas no Novo Leon, bem como três cores adicionais: vermelho desire, azul mystery e o roxo boheme.

No interior há mudanças estéticas que fazem sobressair a nova consola central, com novos estofos em todos os acabamentos e nova iluminação do habitáculo com emissores LED.

Todos os materiais são de melhor qualidade e a consola central foi ligeiramente elevada e inclui agora travão de estacionamento elétrico.

 

Com mais tecnologia disponível, sobretudo os mais avançados sistemas de assistência à condução, a gama de motores inclui blocos Diesel, a gasolina e GNC (Gás Natural Comprimido).

A gama Diesel começa nos 90 cavalos da versão 1.6 TDI e vai até aos 184 cavalos no 2.0 TDI, sem esquecer a mais recente novidade, a variante de 115 cavalos do 1.6 TDI.

Motores Diesel do Seat Leon em Portugal

CV Nm / rpm Vmax/km/h 0-100/s CO2
1.6 TDI 115 250 / 1500–3250 197 9,8 105-115
2.0 TDI 150 340 / 1750–3000 213-215 8,4 110-120
2.0 TDI 184 380 / 1750–3000 226-228 7,5 118-120

A unidade 1.6 TDI de 115 cavalos ficará disponível em alguns mercados, bem como a de 143 cavalos do motor 2.0 TDI.

Esta motorização está também disponível com 110 cavalos para táxis e na carrinha ST.

Com sistema start-stop, a unidade de 115 cavalos pode ser associada à tração dianteira ou ao sistema 4Drive que conta com a quinta geração do diferencial de embraiagens Haldex.

As versões 4Drive também recebem suspensão traseira multibraços. Em complemento, estão disponíveis caixas de 5 velocidades manual ou automática de dupla embraiagem DSG com 6 relações (4Drive) ou sete.

O binário máximo é de 250 Nm, mas neste caso entre as 1,500 rpm e as 3,250 rpm, e a potência de 115 cavalos mantém-se constante entre as 3,250 rpm e as 4,000 rpm.

O consumo médio, dependendo da carroçaria, dimensão das jantes e sistema de tração, oscila entre os 4.0 litros e os 4.3 litros para cada 100 km, enquanto as emissões de CO2 ficam entre os 105 e os 115 g/km de CO2.

O motor 2.0 TDI, com 150 ou 184 cavalos, está também disponível com as carroçarias de 5 portas, 3 portas SC ou ST, significando também que está disponível a opção por tração dianteira ou 4Drive.

Na mesma lógica, está incluído o sistema start- stop da restante gama, enquanto o condutor tem a opção de escolha por uma caixa manual de 6 velocidades ou DSG de 6 ou 7 velocidades.

O 2.0 TDI de 150 cavalos tem um binário constante de 340 Nm entre as 1,750 rpm e as 3,000 rpm, uma resposta verdadeiramente poderosa desde os regimes mais baixos. Os 150 cavalos podem ser mantidos entre as 3,500 rpm e as 4,000 rpm.

Os consumos e emissões de CO2 dependem, compreensivelmente, da variante de carroçaria, da transmissão e dimensão das jantes (desde 16 a 18 polegadas), mas em qualquer caso nunca ultrapassam os 4.9 litros por cada 100 km ou 126g de CO2 por km, ou 4.3 litros por 100 km e 110g de CO2 nos seus melhores resultados.

A caixa DSG de 7 velocidades está disponível para o ST 4 Drive e X-Perience 4Drive.

As caixas de velocidades disponíveis, dependendo da versão, são a manual de 5 ou 6 velocidades, bem como a DSG de dupla embraiagem com 6 ou 7 velocidades.

Tração dianteira ou integral 4Drive com quinta geração Haldex também ficarão à disposição.