Peça fundamental na estratégia da SEAT, principalmente no canal empresas, o Leon recebe este ano atualizações técnicas e tecnológicas e é proposto no atual primeiro patamar fiscal quer na versão diesel (27.490 euros c/ IVA), quer na versão Plug-in (27.490 euros + IVA)

A aposta da SEAT em manter (além da carrinha Sportstourer) uma versão hatchback de cinco portas num momento em que a procura por SUV domina o mercado prova bem a importância do Leon junto das frotas.

Esta aposta justifica-se também pelo sucesso do modelo nas duas anteriores gerações. A conjugação de preços favoráveis com qualidade de construção e condução, bem como aspetos importantes como design e funcionalidade, transformaram o Leon num dos modelos de maior sucesso da SEAT – no que respeita à própria imagem do veículo e aos volumes de vendas. A terceira geração foi mesmo a primeira a ultrapassar um milhão de unidades produzidas, tendo nessa altura superado o icónico Ibiza enquanto o carro mais vendido de sempre da marca espanhola.

Agora, na sua quinta geração, o Leon conta com um vasto leque de equipamento (distribuído em duas versões Style e FR), integra novos motores, faróis LED Matrix (opcionais), digitalização melhorada no cockpit, com duas novas e melhoradas interfaces, com sistemas de infotainment de 10,4” e 12,9”, e carregamento sem fios de dispositivos móveis a 15W com tecnologia refrigerada. O reforço destas valências, aliado à extensa lista de opcionais que aprimoram ainda mais o carro, fazem do Leon uma forte opção para carro de empresa.

De entre a vasta oferta de equipamento de série, destaque para a presença do painel de instrumentos digital, assistente de faixa de rodagem, indicação dinâmica dos sinais de trânsito, sensores de estacionamento à frente e atrás, cruise control, iluminação exterior LED e travão de mão elétrico. A variante FR acrescenta, entre outros, jantes em liga leve de 17’’, vidros traseiros escurecidos, climatização automática de três zonas e inserções decorativas interiores com elementos em cromado.

Já à venda em Portugal e disponível com uma ampla gama de motorizações (todas de quatro cilindros) incluindo três tecnologias diferentes (TSI, TDI e e-Hybrid), o Leon pode ser configurado em quatro opções de grupos propulsores, com potências que vão desde 115 cv até 204 cv.

Wayne Griffiths, CEO da SEAT: “o Leon continua a ser essencial na estratégia da marca, traçando um caminho bem-sucedido que lhe permite abraçar novas tecnologias. A ampliação da gama de motores, incluindo uma nova geração e-Hybrid, e as tecnologias digitais, continua a sua jornada evolutiva”

seat leon

Leon e-Hybrid

Na sua variante híbrida Plug-in (e-Hybrid), o Leon tem um preço de aquisição para o canal B2B dentro do primeiro patamar fiscal (27.490 euros + IVA) e apresenta-se como a melhor opção para as empresas que pretendem conjugar emoção com consciência ambiental, com uma vantagem competitiva que não pode ser ignorada: autonomia em modo puramente elétrico de mais de 120 km. O Leon e-Hybrid combina um motor a gasolina TSI de 1.5 litros com 150 cv com uma unidade motriz elétrica de 115 cv. Esta combinação garante uma potência total do sistema de 204 cv, com uma produção de binário de 350 Nm. A este conjunto alia-se a bateria de iões de lítio de 19,7 kWh, que pode agora ser carregada até 50 kW de potência em carregadores rápidos DC ou a 11 kW numa wallbox AC.

Leon TDI

A opção diesel do SEAT Leon afigura-se a parceira ideal para os longos trajetos, com um preço imbatível, que o coloca no primeiro patamar da Tributação Autónoma (27.490 euros, IVA incluído). O bloco 2.0 TDI confere ao eixo dianteiro 115 cv de potência e apresenta-se bastante competitivo, com consumos anunciados que não excedem os 5,2 l/100 km e emissões de CO2 entre os 119 e os 132 g/km.