É a gama mais importante da marca espanhola para o canal das frotas, sobretudo com a versão carrinha. O Leon tem em 2020 nova geração e a carroçaria mais popular no parque das empresas está quase a chegar a Portugal. E antes do ano terminar vamos poder também contar, pela primeira vez, com uma mecânica “plug-in”, que anuncia 60 km de autonomia elétrica
No final de 2019, a gama Leon foi a 20.ª mais matriculada em Portugal e a terceira da marca, a seguir ao Ibiza e ao Arona.
Porém, a nível europeu, o Leon é o carro com mais sucesso na história da Seat e a anterior geração foi não apenas a primeira a ultrapassar um milhão de unidades produzidas, como conseguiu superar o icónico Ibiza, enquanto o carro mais vendido de sempre da marca espanhola.
Comercializada a partir de 2012, a terceira geração foi também a primeira a receber uma versão mais familiar, a Leon Sportstourer (ST), que se tornaria na forma de carroçaria mais presente nas empresas e uma das mais produzidas dessa série.
Talvez por isso, num momento em que assiste a uma maior procura de SUV em detrimento das carrinhas (ainda que estes também existam no catálogo da Seat, do pequeno Arona ao Tarraco), a quarta geração que começa agora a chegar a Portugal mantém a Sportstourer que, tal como no modelo de cinco portas, continua a contar com motor a gasóleo e uma proposta a gás natural.
http://fleetmagazine.pt/2018/04/04/seat-leon-st-1-4-tgi-gnc/
Como novidade, também com mecânicas híbridas, incluindo plug-in.
Para permitir versões eletrificadas, esta quarta geração assenta sobre uma nova versão da plataforma MQB do grupo alemão.
Outra das vantagens é dispor de mais cinco centímetros entre os eixos, inteiramente aproveitados para melhorar a habitabilidade do banco anterior. E, não menos importante, capacidade para integrar mais tecnologia, nomeadamente sistemas de segurança e de ajudas à condução, além das cada vez mais procuradas soluções de informação e entretenimento.
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Motores e preços para Portugal
O acesso à gama faz-se com o motor a gasolina 1.0 TSI com 110 cv e caixa manual de seis velocidades, o único com PVP abaixo dos 25 mil euros.
Também a gasolina, o 1.5 TSI pode ter 130 ou 150 cv, neste caso na versão mildhybrid (48V), dotada da nova caixa DSG de 7 velocidades.
Mas ao mundo real das empresas nacionais vão certamente interessar outras versões, como o 2.0 TDI (adeus 1.6 TDI) com 115 ou 150 cv, este último com transmissão automática. PVP a partir de 29.497 euros. Não há ainda valores para a Sportstourer, nem para os motores 1.5TGI de 130 cv (a gás natural) ou plug-in, que podem seduzir pelos benefícios fiscais que transportam.
Através de uma oferta “EasyRenting”, a nova gama SEAT Leon vai estar disponível a partir de 199€/mês, com entrada inicial ajustável.
Consulte aqui a tabela de preços do Seat Leon 5P (2020) e valor de opcionais
Design do Leon
A identidade do novo Leon tornou-se mais vincada, no sentido literal do termo: de facto, há mais vincos e nervuras que acentuam os reflexos de determinadas cores em função da incidência da luz. E a iluminação “full led”, além da tarefa de melhorar as condições da condução, desempenha um papel fulcral no estilo exterior e interior desta nova geração.
Se nada disto é casual, também a identificação através da grelha dianteira ou a fluidez da traseira desempenham papéis importantes: no primeiro caso o alinhamento com a imagem dinâmica da marca, com as seções laterais e terminações traseiras a contribuírem para baixar o coeficiente de arrasto, contribuindo com isso para aumentar a eficiência energética do Leon.
Habitáculo
A aparência minimalista do tablier deve-se sobretudo à profunda integração da digitalização de comandos, como os da climatização por exemplo.
A simplicidade do traço do painel contribui para conferir um aspeto mais purista do interior, evidenciado pelo facto de concentrar em dois ecrãs digitais a informação, as soluções de equipamento e toda a tecnologia de que pode dispor: um atrás do volante com diferentes variações de configuração e de apresentação da informação, o outro, um painel central com 8,25 ou 10 polegadas, dependendo do nível do equipamento, igualmente configurável e ao qual é possível acrescentar aplicações ou atualizar, graças à conetividade online.
Bancos e posição de condução confortável, espaço traseiro fantástico para as pernas dos ocupantes e uma mala com 380 litros na versão de 5 portas, valor idêntico ao da anterior geração.
Carrinha Seat Leon 2020
Compacta. Haverá quem leia na traseira traços da Audi e talvez não tenha havido inocência nessa vontade.
A bagageira, com 620 litros, mais 30 litros do que a anterior, tem duas alturas de piso para permitir um fundo duplo.
Chega em setembro de 2020 a Portugal e partilha as mesmas mecânicas da carroçaria de 5 portas.
Para consulta:
O primeiro plug-in da marca
O Seat Leon PHEV junta o motor TSI de 1.4 litros com um propulsor elétrico alimentado por uma bateria de iões de lítio de 13 kWh, instalada sob os bancos traseiros.
Com uma potência combinada de 204 cv, controlados por uma caixa DSG de seis velocidades, pode circular até 60 km em modo puramente elétrico.
A bateria carrega-se em seis horas, quando ligada a uma tomada doméstica.
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