O diesel deixou de ser opção pelo risco de desvalorização, pelo preço ou por questões de imagem?
Não há problema!
Existe uma solução igualmente sustentável e, contas bem-feitas, provavelmente com melhores custos de utilização.
Mas até as roseiras têm espinhos.
Nas empresas, o Seat Leon é um carro mais do que conhecido.
A conjugação de preços favoráveis com qualidade de construção e de condução, assim como aspetos importantes como o design e a funcionalidade, tornaram este carro um dos modelos de maior sucesso da marca espanhola. Em termos de imagem e em termos de vendas.
Englobado no grupo que mais contribuiu para a atual desconfiança em relação aos motores a gasóleo, o Leon corre o risco de perder um dos principais argumentos de vendas, sobretudo a partir de setembro, com a entrada em vigor das novas regras do WLTP.
Antecipando esse cenário, a SEAT está a introduzir em Portugal a sua linha de modelos GNC, que já há alguns anos é solução na vizinha Espanha.
Uma estratégia que Rodolf Florit, diretor geral da Seat Portugal explica nesta entrevista concedida à FLEET MAGAZINE.
E está a fazê-lo precisamente com o carro mais importante para o mercado das frotas, com uma versão especialmente dirigida para estes clientes (não tão diferente assim do que desejam os clientes particulares) e com um preço que, à partida, não difere muito das propostas que assentam atualmente no 1.6 TDI: 349 euros, com IVA incluído, para um contrato de 48 meses e 80 mil quilómetros, para o SEAT Leon ST 1.4 TGI versão Style.
Será que compensa?
Em matéria de condução, o utilizador não vai notar grandes diferenças.
Percebemos isso quando o conduzimos e, em bom rigor, só numa condução mais exigente ou a abordar percursos mais sinuosos, parece existir uma ligeira quebra de potência derivada da carburação do gás.
Mas o que aqui importa é a eficiência e ela está mais do que garantida.
Na Fleet conduzimos como as empresas gostariam de ter os seus utilizadores a dirigir e, por isso, conseguimos médias de consumo de gás sempre em redor dos 4,5l.
Por falar em condução, há pouco para nos lembrar que este carro é um bi-fuel.
No painel de bordo há dois contadores de combustível, um para cada depósito, e o computador indica as médias de consumos e autonomias.
Pouco mais, pelo que é preciso vir à parte traseira para encontrar o depósito suplementar no lugar da roda suplente e um segundo bocal de combustível, além de um autocolante verde estampado no para-brisas.
Não há, sequer, qualquer comando que permita o utilizador alternar entre os dois combustíveis, sendo esse processo inteiramente automático e gerido pelas necessidades de potência e binário do motor.
E a troca de combustíveis é praticamente impercetível; percebemos quando ocorreu, provavelmente porque estávamos à espera e atentos para analisar o momento.
Ora se estas são as vantagens, vamos então às contrariedades.
E a principal e muito importante é a questão do abastecimento.
Em todo o país não haverá mais de uma dúzia de postos GNC e o tanque do Leon tem capacidade para apenas 15 litros.
O que lhe dá, sensivelmente, autonomia para 300 km a trabalhar a gás. A partir daí, só a gasolina.
Preços, características e equipamento
Garantia
- Geral – 2+2 anos ou 80.000 Kms
- Pintura – 3 anos de pintura
- Corrosão – 12 anos anti-corrosão
Intervalos de Manutenção
- Intervalos de manutenção – 15.000 km / 1 ano (o que ocorrer primeiro)
Lista de preços (clique para descarregar)
Equipamento Opcional
- PB2 – Carregador sem fios (Connectivity box) inclui Amplificador do sinal móvel
- PCI – Câmara Traseira
- PDU – Pacote Conforto & Condução Avançado II:
- Inclui Pacote de Assistência à Condução II (PDS) + Cruise control adaptativo até 210km/h (WAC) com Sistema de assistência em trânsito + Assistência de Emergência
- PFZ – Banco do condutor elétrico: Regulação em altura, profundidade, inclinação e lombar (sem memória)
- PK2 – Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro + Sistema ótico
- PLP – Pacote iluminação interior LED
- LED’s dianteiras e traseiras (luzes de leitura dianteiras e traseiras & zonas de iluminação de ambiente) + iluminação de maquilhagem em LED + LED’s dianteiras na zona dos pés + iluminação em LED na área do Carregador sem Fios (Connectivity box) + Luzes LED na mala + Porta-Luvas iluminado com Luz LED
- PML – SEAT Full Link: inclui Mirror Link + Apple Car Play + Android Auto
- PND – DAB – Digital Audio Broadcasting
- PQS – Sistema Kessy (Keyless entry + go) + My Beat sem Função SAFE
- PSP – Pacote Segurança: Aviso de colocação dos cintos de segurança (inclui banco do passageiro e bancos traseiros + Sistema de deteção de fadiga)
- PUA – Jantes de Liga Leve DYNAMIC 17″ 30/4 Maquinadas
- PW1 – Pacote inverno:
- Bancos dianteiros aquecidos + lava faróis + Jato de água do lava para-brisas aquecido
- PXX – SEAT Full LED
- Luz diurna LED & assistente de LED em autoestrada “SEAT LED Highway Assist”+ Faróis de nevoeiro dianteiros em LED com função cornering + LED’s traseiros (Iluminação da matrícula com LED)
- PZ2 – Cartografia da Europa – Adaptado para a utilização do Cartão SD (Com Mapcare)
- WAS – Alarme: inclui função SAFE
- WL3 – Bancos desportivos em Alcântara preto – interior preto:
- Regulação lombar e em altura nos bancos dianteiros + Bolsa nas costas dos bancos + gaveta porta-objetos debaixo dos bancos dianteiros
- ZN3 – Sistema de Navegação (Inclui Bluetooth: telefone & audio streaming):
- Ecrã Táctil 8″ a cores
- Formato de som: MP3/ WMA
- Conectividade: 2xUSB (Apple Chip) (1xUSB Apple Chip na versão REFERENCE)/ 2 Cartões SD /CD/Aux-in/Bluetooth (telefone & audio streaming)
- 8 altifalantes (6 altifalantes na versão REFERENCE)
- Reconhecimento de voz (Navegação)
- Computador de Bordo Medium a cores 3,5″ (Monocromático na versão REFERENCE)
- 2 USB adicional para os bancos traseiros