SEAT SAMSUNG SAPA SEAT e a SAP assinam um acordo que visa fortalecer a aliança com a Samsung, no sentido de incluir funcionalidades nos telemóveis que permitam efetuar pagamentos sem sair do carro ou a cedência do automóvel através de chave digital.

O objetivo desta aliança é manter os utilizadores ligados, em segurança, enquanto usam a estrada. As equipas I&D da SEAT, Samsung e SAP já desenvolveram diversos concepts de automóveis “conectados”;

Exemplo disso é uma app que permite reservar um lugar de estacionamento e fazer o respetivo pagamento sem sair do carro.

Após a Coreia do Sul e EUA, este serviço simples e seguro de pagamento da Samsung deverá chegar ao mercado europeu nos próximos meses.

No último trimestre de 2015 a SAP lançou com sucesso a plataforma SVN no mercado norte-americano e na Europa escolhendo a Samsung Pay como parceiro e focando-se em serviços para o automóvel como o “estacionamento conectado” e “reabastecimento conectado”.

O plano procura que a app permita que o utilizador, através da impressão digital, reserve um lugar de estacionamento a partir de qualquer ponto, navegue até lá e tenha acesso direto através da cancela que abrirá com a aproximação do automóvel. À saída do parque o condutor completará o pagamento diretamente através da app sem ser necessário que saia do carro.

Esta “aliança tecnológica” desenvolverá outras soluções para um futuro “Carro Conectado” e inclui ideias inovadoras que reforçam a liderança de ambas nas respetivas áreas.

Já no ano passado, a SEAT e a Samsung fizeram um acordo que permitiu criar soluções tecnológicas aplicadas em alguns modelos SEAT. Este ano, o acordo é reforçado com a chegada da SAP, líder mundial nas aplicações empresariais, negócios em rede e “Internet of Things” (IoT) – Internet das Coisas.

“Para a SEAT, a conetividade é um fator chave. Esta aliança reforça o nosso foco no objetivo de nos tornarmos uma referência no campo da conetividade e, acima de tudo, aliar-se aos melhores parceiros para a implementação de novos negócios de ecossistemas de mobilidade”, explica Luca de Meo, Presidente Executivo da SEAT.

“Desenvolver uma solução global na “Internet of Things” que resolva o desafio do estacionamento urbano requer a colaboração entre os líderes do mercado como a SEAT, Samsung e SAP”, disse Bernd Leukert, membro da Direção Executiva da SAP SE, Produto & Inovação.

“Com este acordo a SEAT ganha acesso ao inventário de estacionamento público de rua e coberto, permitindo ao utilizador pagamentos através do Samsung Pay e total integração com os sistemas “backend” de estacionamento. Juntos, trabalharemos num sistema que permita o acesso facilitado ao estacionamento urbano e, simultaneamente, instalar as bases para vários outros serviços centralizados na utilização do automóvel”.

Novo conceito de chave inteligente útil para sistemas de partilha de automóvel

O Digital Key Sharing pretende dar acesso ao carro a qualquer pessoa, a partir de qualquer lugar, com um movimento de dedos.

Este sistema lançado em 2015 baseia-se na possibilidade de permitir o fecho e abertura das portas, a regulação do ar condicionado e a operação dos vidros de forma remota, através de um smartphone ou de um “wearable”.

A novidade deste ano é uma solução que poderá ser utilizada num futuro modelo SEAT: permitir que outra pessoa utilize o automóvel sem ser preciso dar-lhe a chave física e mesmo que as duas pessoas estejam em locais distantes. O sistema baseia-se na transferência de forma segura de uma cópia digital da chave para o smartphone, ou equipamento equivalente, da segunda pessoa que passa a ter nas mãos o acesso ao veículo.

O duplicado digital da chave pode ser programado com um tempo de duração. Com a sua expiração, termina também a possibilidade de utilização do carro. O projeto desta app também contempla a gestão das chaves virtuais. Numa fase mais adiantada, poderão ser introduzidas limitações nas funcionalidades do automóvel, como a velocidade máxima permitida ou o modo de condução, entre outros.