Nos próximos cinco anos a SEAT vai investir cinco mil milhões de euros em projetos de Investigação e Desenvolvimento (I&D) para o desenvolvimento de novos modelos e equipamentos e instalações na fábrica de Martorell, sempre com a eletrificação da sua gama em vista.

Carsten Isensee, presidente da SEAT, disse na conferência de imprensa “Estratégia para o Futuro” realizada em Barcelona, que este plano de investimento é a forma da marca olhar para o futuro com determinação e otimismo, sem nunca esquecer a componente de sustentabilidade. Assim, a marca assumiu o compromisso de querer, a partir de 2025, fabricar veículos elétricos na sua fábrica de Martorell, em Espanha.

Do investimento faz parte também o recrutamento de mais de cem pessoas para a SEAT:CODE, o novo centro de desenvolvimento de software que será criado na cidade de Barcelona, dedicado a impulsionar a transformação digital da empresa.

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Essenciais para o desenvolvimento da empresa, cada uma com o seu papel definido, as marcas SEAT e CUPRA complementam-se, sendo a capacidade de investimento alicerçada na estrutura da SEAT, bem como os ativos com mais de 15 mil colaboradores e três mil locais de produção: Martorell, Barcelona e Componentes.

“A SEAT é, e será ainda mais no futuro, uma empresa com duas marcas bem definidas dentro da sua estrutura: SEAT e CUPRA. A SEAT e a CUPRA são dois lados da mesma moeda. A SEAT dá à CUPRA a base de volume para o crescimento em termos de produção, I&D e recursos humanos, e a CUPRA permite à SEAT mover o seu centro de gravidade para carros mais emocionais com um posicionamento superior.”

– Carsten Isensee

Com dois anos de idade, a marca CUPRA apresentou também o el-Born, o primeiro 100% elétrico da marca (bateria de 77 kWh e autonomia anunciada de cerca de 500 km), totalmente desenhado e desenvolvido em Barcelona, que será produzido em Zwickau, na Alemanha, na plataforma MEB do grupo Volkswagen, e chegará ao mercado em 2021 e que pretende ser “a prova viva” de que o desempenho e a eletrificação podem ser combinados num só veículo.

SEAT
CUPRA el-Born

Tendo a primeira metade do ano sido uma das mais desafiantes da história da marca, esperava-se que os exercícios de 2020 e 2021 fossem difíceis, sendo que agora a marca tem de acrescentar o impacto da COVID-19 na indústia automóvel, explicou Isensee. No entanto, a marca mantém o otimismo moderado sobre o progresso do negócio nos próximos meses, com a fábrica de Martorell a ter recuperado já quase por completo a sua taxa de produção (1.900 veículos/dia) e a preparar-se para iniciar a produção do novo Formentor, o primeiro modelo 100% CUPRA e o novo híbrido plug-in Leon.