O ID.3 é um caso de sucesso nas vendas da Volkswagen junto de empresas e ENI. Quem o diz é Marília Machado dos Santos, diretora-geral da Volkswagen Portugal, que na apresentação do veículo à imprensa deu destaque ao sucesso que este modelo tem junto dos profissionais: “o histórico de vendas do ID.3 a empresas e ENI, muito principalmente pelo tema da fiscalidade, ronda o mix de 90%”. E acrescentou: “o grande foco do ID.3 são as empresas. É a nossa realidade, é a realidade do mercado”.

E é possível ir mais longe. A forma como a Volkswagen está a alargar a gama ID., que conta já com quatro soluções no mercado (ID.3, ID.4, ID.5 e ID.Buzz) e uma prestes a ser lançada (ID.7), sustenta a afirmação da diretora da marca: “o ID.3 é o alargar de uma gama” e a promessa de que no final deste ano, 25% das vendas de Volkswagen em Portugal serão referentes a veículos elétricos.

Este carro já está disponível para encomenda em Portugal e a gestão de produto da Volkswagen diz mesmo que as primeiras entregas deste carro elétrico acontecem ainda este ano.

ENSAIO: Volkswagen ID.3

Ora, se o renovado ID.3 é indicado para empresas, importa perceber porquê e quais os argumentos que a marca exibe para o afirmar.

Preços do novo Volkswagen ID.3

A começar pelo preço de aquisição. A Volkswagen vai colocar no mercado o ID.3 com os seguintes preços (valores com IVA):

  • 42.456 euros para a versão Pro com bateria de 58 kWh;
  • 48.414 euros para a versão Pro S com bateria de 77 kWh.

Está previsto o lançamento de uma versão GTX, mais potente, mas só em 2024.

A marca tem consciência do posicionamento do ID.3 junto à restante concorrência e diz que, com este renovado modelo, criou um carro “com um aspeto mais friendly, mas mais robusto face à anterior geração” e que com isso espera cativar mais clientes.

volkswagen id.3

Características técnicas do Volkswagen ID.3

Ambas as versões do novo ID.3 estão equipadas com um motor elétrico capaz de debitar 204 cv.

Quanto a autonomias, a variante Pro apresenta uma autonomia elétrica de 428 km enquanto que a variante Pro S consegue garantir 559 km.

A capacidade de carga para ambas as versões é de 11 kW em corrente AC e em corrente DC é de 120 kW (versão Pro) e de 170 kW (versão Pro S).

Já relativamente a tempos de carga, a Volkswagen garante:

  • Corrente AC (0-100%) – 6h15 para a versão Pro e 7h30 para a versão Pro S;
  • Corrente DC (5-80%) – 35 min para a versão Pro e 30 min para a versão Pro S.

Melhorias a bordo

Não é só no design exterior que a Volkswagen efetuou algumas mudanças (novas aberturas de arrefecimento de ar otimizadas e grandes superfícies pintadas na dianteira, com um novo pára-choques).

É no interior que o novo ID.3 se apresenta diferente. A começar pelo vistoso ecrã central de 12 polegadas, maior do que o presente na anterior geração. Além disso, a marca faz questão de destacar a utilização de materiais sustentáveis (reciclados), que foram alvo de um claro upgrade, combinados com superfícies macias e com espuma no cockpit e com frisos de portas interiores remodelados, com superfícies maiores e mais macias.

ID. 2all, o carro elétrico barato da Volkswagen

Software, digitalização e inteligência

Equipado com a última geração de software da Volkswagen, o novo ID.3 pode receber atualizações Over-the-Air.

À frente do condutor está um visor com um ecrã de 5,3 polegadas, operado no volante multifunções.

Ainda no campo de visão do condutor, o head-up display projeta no pára-brisas informações como a velocidade de circulação ou instruções dinâmicas de condução.

A meio da consola está um ecrã tátil de série de 12 polegadas, que recebe informações do sistema de navegação, funções telefónicas, meios de comunicação, sistemas de assistência e configurações do veículo.

O novo ID.3 está também mais inteligente. O carregamento deste modelo tornou-se mais fácil e mais conveniente, diz a Volkswagen. Como? Graças a funções de série como o Plug & Charge (o veículo auntentica-se e inicia o processo de carregamento assim que o cabo é ligado a um ponto de carregamento) ou ao Electri Vehicle Route Planner, que calcula, em viagens mais longas, as paragens necessárias para carregamento, utilizando informações e previsões de trânsito atuais, para além do nível de carga da bateria.

volkswagen id.3

Assistência à condução

Disponível neste carro está a assistência de viagem (opcional) com swarm data. Em combinação com o Cruise Control Adaptativo para controlo longitudinal do veículo desde 0 km/h até à velocidade máxima e o Lane Assist para controlo lateral, este particular sistema de assistência ao condutor pode fazer uso de dois sistemas que estão totalmente integrados um no outro neste veículo.

Se estiverem disponíveis swarm data, o sistema Travel Assist precisa apenas de uma marcação de faixa de rodagem identificada para manter o ID.3 na faixa ao conduzir em estradas rurais.

Configurações possíveis

Segundo a marca, a conjugação de pacotes de equipamento desta nova geração está mais simplificada, de forma a tornar a escolha do cliente final mais simples.

O cliente pode assim escolher entre os pacotes Exterior e Exterior Plus, que contam com alguns equipamentos de avançada tecnologia como, por exemplo, os faróis LED Matrix. Pode também optar pelos pacotes Interior e Interior Plus, que contam com estofos mais sustentáveis em artVelours, aquecidos e com função de massagem e em estilo backet (no caso do Interior Plus).

Há ainda pacotes Assistência e Assistência Plus, que incluem Keyless Advanced, alarme e câmara traseira, sendo que o pacote Assistência Plus inclui Park Assist com função de memória e Travel Assist.

Por fim há também o pacote Conforto, que traz sistema de navegação e AC automático de duas zonas.

O novo ID.3 é um dos dez modelos 100% elétricos que a Volkswagen irá lançar até 2026.