saabO9-5 da Saab é o derradeiro filho da antiga aliança da marca com a GM. Como tal o 9-5 partilha componentes mecânicos do Opel Insignia, apesar de nunca dar a entender isso.
As enormes linhas exteriores são um hino ao design, com o 9-5 a destacar-se claramente no seu segmento neste aspecto.

No interior não foi abandonada a antiga herança da Saab em termos de desenho e de funcionalidade dos comandos. A qualidade de construção é referencial, mesmo se alguns materiais não garantem o aspecto de qualidade desejado, mas o conforto está lá assim como o requinte a bordo.

Não se aprecia muito a insonorização a bordo, nomeadamente no arranque, mas assim que se começa a andar tudo se resolve.

Ao dispor do acelerador temos um motor 2.0 litros turbo de 160 cv e uma caixa de 6 velocidades. Claramente o objectivo é o conforto de rolamento (a afinação da suspensão também o demonstra), o que se percebe atendendo aos mais 1.700 Kg de peso deste carro. Contudo, este familiar pode mesmo surpreender no capítulo das prestações e das recuperações.
A direcção é sempre muito sensível, os travões são eficazes, mas onde o Saab 9-5 também se destaca é nos consumos, com médias pouco acima dos 7 litros.•