O Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), em conjunto com a WYZE Mobility e a Câmara Municipal de Matosinhos, apresentaram, no âmbito das comemorações da Semana Europeia da Mobilidade 2019, o primeiro serviço de Scooter Sharing, no norte do país, que premeia comportamentos sustentáveis.

O serviço de Scooter Sharing será implementado nas cidades de Matosinhos e Porto e irá recompensar os cidadãos que tenham comportamentos sustentáveis.

O objetivo desta iniciativa passa também por sensibilizar os cidadãos para a necessidade de adoção de alternativas de transporte menos poluentes.

Diz o CEiiA que o serviço de Scooter Sharing pretende “acelerar os processos de descarbonização das cidades, utilizando a plataforma de sustentabilidade AYR do CEiiA para quantificar, valorizar e transacionar emissões de CO2 poupadas através de créditos que possibilitam o pagamento de viagens na sua rede e com outros operadores de mobilidade em qualquer cidade do mundo”.

Para Gualter Crisóstomo, diretor de Sustentabilidade do CEiiA, este é um projeto que foi pensado a partir de uma dimensão social e implica mudanças de comportamentos e mentalidades.

No que respeita à cidade de Matosinhos, foi aprovado um regulamento que exige aos operadores de mobilidade suave que contribuam de forma explícita para o processo de descarbonização da cidade.

A cidade nortenha perfila-se assim como um exemplo mundial de cidade inteligente e neutra em carbono.

De acordo com Crisóstomo, Portugal já é uma referência mundial na área da mobilidade e vê assim reconhecido, através da integração do CEiiA no Conselho Consultivo de Breakthrough Innovation das Nações Unidas, o seu esforço inovador.

A 18.ª edição da Semana Europeia da Mobilidade procura promover, primeiramente, a mobilidade urbana sustentável e tem como tema “Caminha e Pedalar em Segurança”.