As tabelas de venda de novos veículos automóveis em setembro mostram que o mercado teve o comportamento que era expectável com a entrada em vigor do WLTP.
A queda generalizada das principais marcas no segmento dos passageiros arrastou o comportamento geral das vendas para uma redução de 14% face ao período homólogo de 2017.
Em valores, isso representou uma queda superior a menos duas mil unidades registadas e ainda o pior mês de 2018 em termos de matrículas de carros novos: 15.919 unidades.
Mesmo assim, o segmento dos veículos ligeiros de passageiros mantém uma subida de 6,5% no acumulado deste ano.
Não afetado pelo desempenho das emissões, o segmento dos comerciais trepou 4,8% em setembro, mantendo igualmente o sentimento positivo que vem demonstrando desde janeiro: mais 3,9%.
Olhemos agora para o comportamento das marcas:
- Das 5 primeiras, o destaque maior dos passageiros vai para a redução da líder Renault: menos 34,3% face a setembro de 2017, com um número redondo de mil matrículas em setembro de 2018;
- Em consequência, a Peugeot foi a líder do segmento em setembro de 2017 e subiu até 1%. Recorde-se que a marca é uma das que está melhor apetrechada com motores WLTP;
- A Peugeot foi, de resto, a única marca entre as 13 primeiras a obter resultados positivos neste mês;
- A seguir à Renault e Peugeot, o trambolhão da Mercedes-Benz e da Fiat. No primeiro caso com efeitos no global do ano, que entra em negativos, no caso da marca italiana por efeito da antecipação de matrículas;
- Inevitável falar da Volkswagen. As vendas do mês reduzem para quase metade em comparação com o período homólogo (menos 43,9%) e no acumulado do ano já recuaram quase 20%. Já não chegavam as dificuldades em conseguir modelos com homologação WLTP, também as dificuldades conhecidas do importador em Portugal;
- Audi e Skoda na mesma linha, com reduções percentuais ainda mais significativas;
- Sentimento positivo para a Hyundai e a Volvo, juntamente com a Peugeot e a Seat, as únicas entre as 15 principais marcas a obterem valores positivos em setembro de 2018;
- Nos ligeiros de mercadorias a Renault continua invicta na liderança, apesar de ter perdido quota de mercado com a redução das vendas em setembro;
- Em sentido contrário, Peugeot e Citroen sobem graças ao carros produzidos em Mangualde e Vigo. Partner e Berlingo continuam a ser o carro preferido desta classe;
- Muito bom, excelente resultado o da Fiat que sobe quase 35% em setembro com quase 100 unidades a mais do que em setembro de 2017;
- Muito bom, excelente resultado da Toyota que sobe mais de 46% em setembro e torna positiva a sua contabilidade anual da classe dos comerciais ligeiros.
- No global de modelos ligeiros (passageiros e comerciais), o pódio de setembro é ocupado, por esta ordem, pela Peugeot, Renault e Mercedes-Benz.
- No global de modelos ligeiros (passageiros e comerciais), o pódio de setembro é ocupado, por esta ordem, pela Peugeot, Renault e Mercedes-Benz.
- No global de modelos ligeiros (passageiros e comerciais), a Seat é a marca que apresenta maior subida percentual (23,7%) entre as 15 primeiras da tabela;
- No global de modelos ligeiros (passageiros e comerciais), o pódio do acumulado de 2018 é ocupado, por esta ordem, pela Renault, Peugeot e Fiat.
Estas são as tabelas de matriculas de veículos em Portugal em setembro de 2018.