Setembro é o primeiro mês de 2020 a registar um crescimento nas matrículas de ligeiros de passageiros na Europa. O aumento de 3,1% registado no nono mês do ano marca o regresso do mercado automóvel europeu de ligeiros de passageiros novos aos resultados positivos.
Recorde-se que em março (-55,1%) e em abril (-76,3%), o mercado europeu de ligeiros de passageiros registou duas das maiores quedas dos últimos anos.
Foram matriculados 933.987 veículos novos na União Europeia durante o mês de setembro. Os quatro maiores mercados, no entanto, registam comportamentos distintos. A Alemanha e a Itália, por um lado, registaram valores acima da média europeia (+8,4% e +9,5%, respetivamente), ao passo que Espanha e França mantêm-se no negativo (-13,5% e -3,0%, respetivamente).
Estes são dados da ACEA – Associação Europeia dos Construtores Automóveis, que revelam que no acumulado, no entanto, o mercado europeu regista um recuo de 28,8% relativamente ao período homólogo. Foram registadas cerca de menos 2,9 milhões de unidades nos nove primeiros meses do ano relativamente ao mesmo período de 2019 (total de 7.058.090 ligeiros de passageiros matriculados na Europa desde janeiro de 2020).
A pandemia provocada pelo novo Coronavírus (COVID-19) ainda pesa nos desempenhos cumulativos dos principais mercados europeus, com os quatro principais mercados a registarem quedas de dois dígitos – Espanha, com o maior recuo (-38,3%), seguida pela Itália (-34,2%), França (-28,9%) e Alemanha (-25,5%).
Portugal
O mês de setembro não foi positivo para o mercado nacional, que apresentou uma queda de 9,4% nas matrículas de ligeiros de passageiros. Já considerando o intervalo janeiro-setembro, Portugal registou um recuo de 39,3%.
Valores por marca
Esta é a tabela com os valores de ligeiros de passageiros das 15 marcas automóveis mais matriculadas na União Europeia durante o mês de setembro. Valores do acumulado também disponíveis:
Setembro | Janeiro a Setembro | ||||||
2020 | 2019 | Var. % | 2020 | 2019 | Var. % | ||
1.º | Volkswagen | 94.144 | 198.183 | +9,0% | 805.544 | 1.151.848 | -30,1% |
2.º | Renault | 72.261 | 72.189 | +0,1% | 539.790 | 749.110 | -27,9% |
3.º | Peugeot | 64.323 | 61.661 | +4,3 | 476.656 | 663.969 | -28,2% |
4.º | Mercedes-Benz | 58.632 | 57.023 | +2,8% | 418.166 | 512.044 | -18,3% |
5.º | ŠKODA | 51.806 | 44.291 | +17% | 403.678 | 499.194 | -19,1% |
6.º | Toyota | 51.429 | 46.078 | +11,6% | 379.625 | 462.347 | -17,9% |
7.º | Ford | 50.491 | 49.937 | +1,1% | 357.362 | 537.729 | -33,5% |
8.º | Fiat | 48.454 | 42.873 | +13,0% | 326.503 | 481.889 | -32,2% |
9.º | BMW | 44.774 | 45.195 | -0,9% | 373.246 | 456.010 | -18,1% |
10.º | Citroën | 38.743 | 41.718 | -7,1% | 302.647 | 451.109 | -32,9% |
11.º | Dacia | 37.789 | 27.902 | +35,4% | 270.227 | 417.087 | -35,2% |
12.º | Audi | 37.545 | 28.815 | +30,3% | 332.332 | 448.840 | -26,0% |
13.º | Hyundai | 36.355 | 35.971 | +1,1% | 260.125 | 346.794 | -25,0% |
14.º | Kia | 36.098 | 33.024 | +9,3% | 248.243 | 301.588 | -17,7% |
15.º | Opel | 34.973 | 53.091 | -34,1% | 272.364 | 534.896 | -49,1% |
A Volkswagen manteve, em setembro, a posição de topo nas vendas de ligeiros de passageiros na Europa. Contrariamente ao que se passou em agosto, as francesas Renault e Peugeot ultrapassaram a Mercedes-Benz e relegaram a marca alemã para o quarto lugar de marca mais matriculada na Europa (em setembro).
Destaque para a Dacia e Audi, que registaram crescimentos, em setembro, superiores a 30% (35,4% para a Dacia e 30,3% para a Audi).
Segundo a ACEA, apenas a BMW e a Citroën apresentaram quebras nos volumes de matrículas em setembro (-0,9% e -7,1%, respetivamente).
No acumulado, as 15 marcas em análise registam todas comportamentos negativos face a 2019. Tal resulta, em grande medida, da crise económica provocada pelo novo Coronavírus (COVID-19), que se vai sentindo no sector. A ACEA já tinha previsto, aliás, que as matrículas de ligeiros de passageiros novos na Europa deveriam cair cerca de 25% em 2020.