Setembro é o primeiro mês de 2020 a registar um crescimento nas matrículas de ligeiros de passageiros na Europa. O aumento de 3,1% registado no nono mês do ano marca o regresso do mercado automóvel europeu de ligeiros de passageiros novos aos resultados positivos.

Recorde-se que em março (-55,1%) e em abril (-76,3%), o mercado europeu de ligeiros de passageiros registou duas das maiores quedas dos últimos anos.

Foram matriculados 933.987 veículos novos na União Europeia durante o mês de setembro. Os quatro maiores mercados, no entanto, registam comportamentos distintos. A Alemanha e a Itália, por um lado, registaram valores acima da média europeia (+8,4% e +9,5%, respetivamente), ao passo que Espanha e França mantêm-se no negativo (-13,5% e -3,0%, respetivamente).

Estes são dados da ACEA – Associação Europeia dos Construtores Automóveis, que revelam que no acumulado, no entanto, o mercado europeu regista um recuo de 28,8% relativamente ao período homólogo. Foram registadas cerca de menos 2,9 milhões de unidades nos nove primeiros meses do ano relativamente ao mesmo período de 2019 (total de 7.058.090 ligeiros de passageiros matriculados na Europa desde janeiro de 2020).

A pandemia provocada pelo novo Coronavírus (COVID-19) ainda pesa nos desempenhos cumulativos dos principais mercados europeus, com os quatro principais mercados a registarem quedas de dois dígitos – Espanha, com o maior recuo (-38,3%), seguida pela Itália (-34,2%), França (-28,9%) e Alemanha (-25,5%).

Portugal

O mês de setembro não foi positivo para o mercado nacional, que apresentou uma queda de 9,4% nas matrículas de ligeiros de passageiros. Já considerando o intervalo janeiro-setembro, Portugal registou um recuo de 39,3%.

Valores por marca

Esta é a tabela com os valores de ligeiros de passageiros das 15 marcas automóveis mais matriculadas na União Europeia durante o mês de setembro. Valores do acumulado também disponíveis:

Setembro Janeiro a Setembro
2020 2019 Var. % 2020 2019 Var. %
1.º Volkswagen 94.144 198.183 +9,0% 805.544 1.151.848 -30,1%
2.º Renault 72.261 72.189 +0,1% 539.790 749.110 -27,9%
3.º Peugeot 64.323 61.661 +4,3 476.656 663.969 -28,2%
4.º Mercedes-Benz 58.632 57.023 +2,8% 418.166 512.044 -18,3%
5.º ŠKODA 51.806 44.291 +17% 403.678 499.194 -19,1%
6.º Toyota 51.429 46.078 +11,6% 379.625 462.347 -17,9%
7.º Ford 50.491 49.937 +1,1% 357.362 537.729 -33,5%
8.º Fiat 48.454 42.873 +13,0% 326.503 481.889 -32,2%
9.º BMW 44.774 45.195 -0,9% 373.246 456.010 -18,1%
10.º Citroën 38.743 41.718 -7,1% 302.647 451.109 -32,9%
11.º Dacia 37.789 27.902 +35,4% 270.227 417.087 -35,2%
12.º Audi 37.545 28.815 +30,3% 332.332 448.840 -26,0%
13.º Hyundai 36.355 35.971 +1,1% 260.125 346.794 -25,0%
14.º Kia 36.098 33.024 +9,3% 248.243 301.588 -17,7%
15.º Opel 34.973 53.091 -34,1% 272.364 534.896 -49,1%

 

A Volkswagen manteve, em setembro, a posição de topo nas vendas de ligeiros de passageiros na Europa. Contrariamente ao que se passou em agosto, as francesas Renault e Peugeot ultrapassaram a Mercedes-Benz e relegaram a marca alemã para o quarto lugar de marca mais matriculada na Europa (em setembro).

Destaque para a Dacia e Audi, que registaram crescimentos, em setembro, superiores a 30% (35,4% para a Dacia e 30,3% para a Audi).

Segundo a ACEA, apenas a BMW e a Citroën apresentaram quebras nos volumes de matrículas em setembro (-0,9% e -7,1%, respetivamente).

No acumulado, as 15 marcas em análise registam todas comportamentos negativos face a 2019. Tal resulta, em grande medida, da crise económica provocada pelo novo Coronavírus (COVID-19), que se vai sentindo no sector. A ACEA já tinha previsto, aliás, que as matrículas de ligeiros de passageiros novos na Europa deveriam cair cerca de 25% em 2020.