A Siemens Portugal está a instalar 132 carregadores para veículos elétricos nas suas instalaçõs de Alfragide, Corroios e Freixieiro.
Esta operação faz parte dos objetivos da empresa em ter uma frota total constituída por veículos 100% elétricos até 2030. A empresa promete ainda que, até ao final de 2023, 39% dos automóveis da sua frota já serão elétricos ou plug-in.
Os novos carregadores do parque Siemens serão alimentados pela eletricidade produzida nas próprias instalações da empresa, através da central fotovoltaica instalada na sede de Alfragide e também pela eletricidade verde que a empresa contratou, o que garantirá um abastecimento de energia 100% de origem de renovável.
Fernando Silva, presidente executivo da Siemens Portugal, destaca o facto de a mobilidade elétrica ser, atualmente, uma tendência imparável. Por isso, diz, este projeto não podia ser mais oportuno. “É um passo importante no caminho que traçámos rumo a uma maior sustentabilidade e à diminuição do impacto das nossas operações no ambiente”, conclui.
Siemens vai fornecer 175 carregadores elétricos feitos em Portugal a estações de serviço francesas
Sustentabilidade na Siemens Portugal
A empresa está a desenvolver e implementar o projeto Sustainable & Smart Campus, na sua sede em Alfragide.
Segundo a Siemens, quando este projeto estiver concluído, o campus servirá como montra tecnológica das várias soluções que a empresa disponibiliza aos clientes na área das infraestruturas inteligentes.
O Sustainable & Smart Campus inclui:
- um sistema inteligente de controlo da microrrede que vai integrar e otimizar a produção de energia da central fotovoltaica instalada nos telhados de praticamente todos os edifícios;
- a ligação à rede;
- a gestão dos vários edifícios;
- o sistema de armazenamento de energia, o sistema de segurança integrado;
- a infraestrutura de carregamento de veículos elétricos.
Desde 2019, a Siemens reduziu as emissões de CO2 e os consumos energéticos do seu campus de Alfragide em 20%. Atualmente, 100% da energia consumida em todas as instalações da Siemens Portugal tem origem em fontes renováveis e está em curso a eletrificação da frota automóvel da empresa.