A Siemens forneceu 320 carregadores à Engie Vianeo, dos quais 175 foram feitos em Portugal, mais concretamente na unidade de produção que a Siemens tem em Corroios.

Este acordo parte da intenção da Engie Vianeo em equipar 64 estações de serviço de autoestradas francesas com carregadores para carros elétricos.

Estas novas estações de carregamento vão estar nas redes SANEF (Société des Autoroutes du Nord et de l’Est France), APRR (Autoroutes Paris- Rhin-Rhône), AREA (Société des Autoroutes Rhône-Alpes) e VINCI Autoroutes, e terão uma potência modular de 160 kW a 300 kW, permitindo um carregamento de até 80% da bateria em 20 minutos.

De acordo com a Siemens, cada estação de carregamento terá a capacidade de distribuir, de forma dinâmica, a carga entre dois veículos em simultâneo, dispondo de um visor de 24 polegadas.

A eficiência constante dos carregadores é superior a 95,5%, diz a empresa.

Didier Liautaud, diretor-geral da Engie Vianeo France, começa por dizer que reforçar a rede de estações de carregamento em França é fundamental para construir a mobilidade do futuro.

O responsável acrescenta que para tal é necessário uma tecnologia segura que garanta a gestão cuidada dos recursos energéticos a um nível muito elevado de disponibilidade das estações de carregamento. “Devido à sua capacidade técnica e ao seu compromisso com a descarbonização, a Siemens é o parceiro ideal para este projeto”, conclui.

Carros elétricos com crescimento sustentado em Portugal

O ecossistema elétrico da Siemens em Portugal

Atualmente a Siemens conta com ecossistema para a mobilidade elétrica em Portugal, juntando:

  • Capacidade produtiva com a fábrica em Corroios;
  • Investigação e Desenvolvimento;
  • Centro de Competências de Vendas;
  • Engenharia;
  • Gestão de Projeto;
  • Service.

Diz a empresa que perto de 95% dos carregadores elétricos produzidos até agora no nosso país tiveram como destino mercados estrangeiros (países como Alemanha, França, Itália, Suécia, Espanha, Holanda, Hungria, Roménia, Suíça, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia, Vietname, Israel, Índia, Brasil, Chile e Colômbia).