Para apresentar o relatório de sinistralidade que acaba de lançar, a Leaseplan disponibilizou alguns dados sobre a frota que gere. No total são mais de 49 mil contratos de renting geridos directamente, que servem de amostra para o tipo de acidentes que as viaturas de frota sofrem.
Conteúdo deste artigo
90% dos sinistros implicam um custo inferior a 1.500 euros.
Os restantes sinistros têm custos de 1.500 a 5.000 euros e apenas 2% causam intervenções acima dos 5.000 euros
Maioria são choque, colisão ou capotamento
A percentagem é de 90%. Mas 35% dos sinistros da frota da gestora têm também quebra isolada de vidros e 7% são furtos ou roubos. Fenómenos da natureza e actos de vandalismo contam cada um com 1%.
Viaturas sofrem apenas um sinistro
A maior parte da viaturas em gestão na Leaseplan sofre apenas um sinistro ou mesmo nenhum (93%). Apenas 6% têm 2 ou 3 sinistros e 1% tem mais de 3 sinistros.
A sazonalidade importa
Os dados comprovam que há mais acidente no Inverno e menos no verão. Um terço de todos os sinistros ocorrem no inverno e o verão é a estação com menos acidentes ocorridos (17,6%). Primavera (25,1%) e outono (24,1%) contam com praticamente o mesmo número.
Dezembro é o mês com mais acidentes
Como que para comprovar o parágrafo anterior, eis os dados mês a mês:
Dezembro é o mês com mais sinistros (9,2%) e agosto aquele com menos incidências (6,6%)
Fins-de-semana com menos sinistros
Todos os dias úteis contam entre 16 e 19% do total de sinistros que ocorrem durante a semana. Segunda-feira é o dia pior, terça e quinta os melhores. Ao sábado e domingo ocorrem apenas cerca de metade dos acidentes da semana.
E a pior hora é…
… logo de manhã. Entre as nove e o meio-dia, eis o horário a que ocorrem 39% dos sinistros com viaturas da gestora de frota. Eis a restante distribuição:
Estas são as conclusões da frota total da Leaseplan. Com a nova ferramenta da gestora, todos os clientes podem ter o mesmo tipo de dados sobre as suas viaturas.