A Sono Motors anunciou na Web Summit que o Sion, o seu veículo elétrico solar (SEV), deverá chegar ao mercado no segundo semestre de 2023.

A empresa avança que este carro, produzido na Finlândia em parceria com a Valmet Automotive, deverá custar 29.900 euros na Europa, incluindo Portugal, onde também será comercializado.

Mas em que difere o Sion dos outros veículos elétricos?

A principal diferença está nas células fotovoltaicas integradas na carroçaria do carro. Estas absorvem a energia solar e, consequentemente, alimentam uma bateria de 54 kWh, fornecendo assim autonomia adicional ao carro.

Segundo a Sono Motors, em zonas solarengas, este carro conseguirá uma autonomia adicional semanal média de 112 quilómetros.

Isto significa que o carro pode ser carregado única e exclusivamente recorrendo à energia solar. Logo, e para viagens de curta distância, o Sion é um veículo auto-suficiente.

Ainda assim, também é possível carregar as baterias do Sion em postos de carregamento elétrico. O fabricante assegura que este SEV poderá ser carregado em qualquer posto de carregamento público europeu ou num simples carregador doméstico.

Além disso, o Sion terá um carregador bi-direcional, o que permitirá o carregamento de outros veículos elétricos.

Números e especificações técnicas do Sion

  • O objetivo da Sono Motors é produzir 257 mil unidades do Sion até 2030;
  • Já há 42 mil reservas para o carro no continente Europeu;
  • Consumo de energia elétrica: 16 kWh/100 km;
  • Autonomia máxima de 305 km;
  • Autonomia solar de 112 km/semana;
  • Motor elétrico de 120 kW (163 cv);
  • Velocidade máxima de 140 km/h;
  • 650 litros de capacidade de bagageira;
  • Bateria com capacidade de 54 kWh;
  • Tempos de carregamento: 12,5 horas numa tomada doméstica. Quatro horas para 80% da carga num posto de carregamento público. 35 minutos num posto de carregamento rápido.

Que aspeto terá o Sion?