Em 2016, o total das marcas representadas pela SIVA em Portugal – Volkswagen, Volkswagen Veículos Comerciais, Audi e Škoda – somou 31.507 veículos, equivalente a uma quota de 13,01% no mercado de ligeiros, segundo os dados fornecidos pela ACAP.

Este valor representa o melhor registo de vendas da SIVA desde 2010 (ver gráfico).

Por marcas, a VW (passageiros) cresceu 0,8% e a Audi 0,5%, enquanto a VW Comerciais foi a que teve uma variação mais positiva: 6,95%.

Já a Škoda perdeu 7,5% das suas vendas face a 2015.

Contudo, face aos valores de crescimento do mercado (ver tabela), todas as siglas perderam quota de mercado: Volkswagen (-1,25%), Audi (-0,59%), Škoda (-0,31%) e Volkswagen Veículos Comerciais (-0,34%).

Números de venda e quotas de mercado por marcas

A Volkswagen, ao matricular 17.031 unidades de passageiros, registou um crescimento de vendas de 0,8% face a 2015, mas perdeu 1,25% de quota de mercado no segmento dos passageiros.

Em 2016, a SIVA faz questão de destacar, por terem sido líderes dos seus respetivos segmentos, o novo Tiguan, cuja gama só no final do ano recebeu um mais competitivo motor 1.6TDI, o Passat Variant, o citadino up!, renovado em final do ano, e o monovolume Sharan.

Quanto à Audi, a marca estabeleceu um novo recorde de vendas em Portugal com 9.503 unidades, apesar de um crescimento de apenas 0,5% das vendas face ao ano a 2015.

Este sucesso deveu-se, ainda segundo a SIVA, em grande parte ao desempenho dos recém-renovados A3 e A4, sendo de prever a repetição dos bons resultados, em 2017, graças ao novo SUV da marca, o Q2, e à nova geração do A5 Coupé, ambos lançados em Portugal já no final de 2016, e ainda aos novos produtos que vão surgir ao longo do ano.

Apesar de tudo, perdeu 0,59% da sua quota de mercado face a 2015.

Mais penalizada, a Škoda viu decrescer as vendas em 7,5%, com 2.879 unidades.

Na campanha de 2016, destaque para o modelo Fabia, nomeadamente para a versão break e também para as carrinhas do Superb e Octavia.

Para 2017, grandes expectativas são depositadas no futuro SUV, o Kodiaq.

Apesar de reduzir 7,5% nas vendas, a sua quota de mercado recuou apenas 0,31%.

A Volkswagen Veículos Comerciais terminou o ano com 2.094 unidades vendidas, revelam os dados fornecidos pela ACAP

Este valor traduz-se numa variação positiva de 6,9% face a 2015, sucesso que, segundo a SIVA, é devido às novas Caddy e Transporter.

Em 2016, a quota de mercado da Volkswagen Veículos Comerciais contraiu 0,34%.

Influência das RaC

A SIVA realça a importância deste resultado, argumentando que ele não é sustentado nas vendas a rent-a-car.

Lembrando o contributo deste sector para o crescimento das vendas automóveis em Portugal, o importador disse ter sido estratégia do grupo não acompanhar esse aumento, o que teve como reflexo a estabilização das vendas em 2016.