As viaturas ficarão espalhadas de Norte a Sul – de Viana do Castelo a Vila Real de Santo António. Durante a maior parte do tempo as viaturas circularão em areia, no entanto os terrenos mais difíceis encontram-se nos acessos a inúmeras praias, com declives acentuados, nos mais diversos tipos de piso desde rochas a dunas que é preciso transpor o mais rapidamente possível. A viatura tem de garantir que não só consegue chegar junto ao mar, como conseguirá trazer de volta um eventual ferido para fora da praia.
Nesse sentido, o ISN criou o projecto “Sea Watch” que visa dotar o Instituto de viaturas que reforcem as suas capacidades de intervenção, permitindo maior rapidez na Busca e Salvamento na costa portuguesa. O Amarok foi testado durante mês e meio, no Inverno, e efectuou quase 3.000 km, a maioria fora de estrada, testando as capacidades de acesso e circulação na maioria das praias portuguesas. Foram testadas as capacidades de transposição de obstáculos do Amarok, ficando garantido que em todas as situações o Amarok conseguirá entrar, circular e sair das praias sem problemas.