Desde 2012 que a SIXT, uma das maiores empresas de rent-a-car, oferece serviços individuais de gestão de frotas e de consultadoria de mobilidade.
Em entrevista à FLEETEUROPE, Rudolf Rizzolli, CEO da SIXT Leasing, revela que o principio criador da SIXT Mobility Consulting foi fazer o aproveitamento das sinergias já existentes:
“Como já geriamos uma grande frota, detinhamos uma infra-estrutura e know-how para o fazer, decidimos partilhá-la com os nossos clientes. A SIXT Mobility Consulting oferece-lhes a possibilidade de externalizar a gestão da frota, otimizar o TCO, agilizar e monitorar os processos. É uma extensão natural de dois domínios de actividade que já temos.”
O CEO da Sixt Leasing admite ainda que, depois da Alemanha, Áustria, Holanda, Suíça, França, a expansão internacional vai acontecer rapidamente.
“Existem 3 grupos-alvo para nós”, explica na mesma entrevista à FLEETEUROPE Thomas Emmert, director de operações da Sixt Mobility Consulting:
“Grandes corporações internacionais que operam uma frota mundial com contextos muito diferentes consoante o país. Para esses, os nossos relatórios vão ajudar a recolher as informações necessárias localmente para identificar oportunidades de poupança, assegurar o cumprimento da legislação e implementar estratégias. O segundo grupo-alvo é a gestão local de frotas, oferecendo o clássico ‘outsourcing’ de serviços de gestão. O terceiro grupo é constituido por clientes que adquirem os seus próprios veículos e necessitam de um parceiro para ajudá-los a gerir trabalhos coma a manutenção, recondicionamento, pneus, venda de usados… Como o grupo SIXT já executa todos estes serviços na atividades de rent-a-car, podemos oferecê-los aos clientes com mais eficiência e vantagens em termos de custos”.
Interrogados sobre o impacto da tecnologia e conectividade sobre o futuro da gestão de frotas, Thomas Emmert reconhece que a a telemática pode ajudar a diferenciar bons e maus condutores:
“Em breve, todos os carros vão permitir ao gestor fazer um melhor aproveitamento da frota ao transmitirem a sua localização e o tipo de utilização. Isto vai permitir aos responsáveis gerir melhor os tempos de inatividade, planear melhor os serviços de manutenção ou de recondicionamento das viaturas, e até recalcular métodos de financiamento com base na atualização diária da quilometragem. As principais vantagens são redução de TCO, menos tempo de inatividade e, talvez até, menos acidentes, se o motorista receber incentivos para uma boa condução.”
Rudolf Rizzolli adianta que “a conectividade contribuirá consideravelmente para aumentar a produtividade de ativos. Hoje, os carros são conduzidos apenas 10% do tempo.” Por isso, um controlo maior da utilização vai permitir “uma abordagem diferente da frota, incluindo situações de partilha do veiculo. Esta solução não substitui completamente os veículos das empresas, nomeadamente quando eles fazem parte da componente remuneratória do colaborador, mas abre novas perspectivas para viaturas de serviço e pode ser uma alternativa para o recurso de rent-a-cars”, conclui o CEO da Sixt Leasing.
Atividade da SIXT em Portugal
O Grupo JAP é, desde 2015, master franchise para Portugal da atividade rent-a-car da SIXT.
Com isto a JAP rent-a-car torna-se SIXT, detendo atualmente mais de 20 estações, entre as quais duas junto aos aeroportos do Porto e Lisboa, e uma frota de 2.000 viaturas com idade média de 6 meses.