O Škoda Elroq é o mais recente B-SUV compacto da marca checa. 100% elétrico, posiciona-se no patamar do Škoda Kamiq, mas este modelo disponibiliza apenas motorizações térmicas.

Tem como concorrentes naturais outros B-SUV como o Volvo EX-30, o Peugeot E-2008 e o Hyundai Kauai, os três com presença nas empresas. O importador acredita que o Elroq pode assumir-se como alternativa a outras apostas das empresas, como o MG4, o BYD Atto2 e o Kia EV-3. Se considerarmos apenas os três primeiros (EX-30, E-2008 e Kauai EV, versões 4×2), juntos valeram quase 3.500 unidades (dados ACAP), 93% das quais com registo profissional.

O segmento B-SUV é aquele que apresenta maior crescimento de mercado. O aumento das cotas de habitabilidade desta classe de veículo, uma presença exterior mais impressiva e, principalmente, o aumento dos custos de aquisição/utilização automóvel nos últimos anos, são razões pelas quais muitas empresas estão a transitar de anteriores patamares de atribuição de segmento C (carrinhas, sedans e alguns SUV com motorização térmica), para B-SUV 100% elétricos, que oferecem também condições mais favoráveis do ponto de vista fiscal.

No que toca à habitabilidade, apesar de ser 17 cm mais curto do que o Enyaq, o outro elétrico da marca, o Elroq possui a mesma distância entre-eixos e possui uma bagageira com 470 litros de capacidade (585 litros no caso do Enyaq). Tem também dimensões exteriores superiores a dois dos seus principais concorrentes, Peugeot E-2008 e Volvo EX-30, superando-os igualmente na capacidade da bagageira.

Moderno, sólido e prático

Apesar de o design do Škoda Elroq parecer ter tido como fonte de inspiração o Škoda Kodiaq, é apresentado como o primeiro modelo de produção da marca a adotar a nova linguagem de design Modern Solid.

A exemplo daquilo que constitui grande parte da identidade da Škoda, o Elroq posiciona-se como um SUV prático, descomplicado e funcional, traduzido numa série de acessórios e funcionalidades práticas. E, naturalmente, com questões de sustentabilidade, presentes na utilização e reemprego de fibras e outros materiais reciclados e recicláveis.

Reivindicando um estilo próprio da marca, na realidade o interior não se afasta muito da disposição e posição de condução oferecida por outros modelos do grupo VW, com os quais o Elroq partilha a plataforma e restante mecânica.

A diferença é feita essencialmente nos detalhes de design e de iluminação, além do aproveitamento do espaço para incluir as características de praticidade da marca.

Exemplo disso é um guarda-chuva com local de arrumação embutido no forro das portas, assim como a modularidade do espaço da bagageira e outras soluções de arrumação no habitáculo.

Versões, motores e autonomias

Os Motores e soluções de Bateria disponibilizadas são igualmente comuns aos automóveis que também utilizam a plataforma modular MEB do Grupo Volkswagen.

A nomenclatura da gama segue a capacidade da bateria.

A saber:

  • Elroq 50: Bateria de 55 kwh (52 kWh úteis), Motor de 170 cv (310 Nm), autonomia de até 375 km;
  • Elroq 60: Bateria de 62 kwh, (59 kWh úteis) Motor de 204 cv (310 Nm), autonomia de até 403 km;
  • Elroq 85: Bateria de 82 kwh (77 kWh úteis), Motor de 286 cv (545 Nm), autonomia de até 581 km;
  • Elroq Sportline 60: Bateria de 62 kwh, Motor de 204 cv, autonomia de até 403 km;
  • Elroq Sportline 85: Bateria de 82 kWh, Motor de 286 cv, autonomia de até 581 km.
  • Elroq RS: Bateria de 82 kWh, dois motores com potência total de 340 cv (4×4), aceleração dos 0 aos 100 km/h em 5,4 segundos.

Bateria e velocidades de carregamento

O design da bateria de iões de lítio do Elroq, incluindo a sua distribuição pela plataforma, sistema de refrigeração e aquecimento líquido, é idêntico ao da família Enyaq.

A função de pré-aquecimento otimizado da bateria aumenta a eficiência nas estações de carregamento rápido DC.

Todos os modelos suportam carregamento com uma potência de até 11 kW em estações de carregamento AC. Já quanto a carregamento rápido:

  • Bateria de 82 kWh tem uma velocidade de carregamento de até 175 kW (185 kW na versão RS);
  • Bateria de 60 kWh tem uma velocidade de carregamento de até 165 kW;
  • Bateria de 50 kWh tem uma velocidade de carregamento de até 145 kW.