A ŠKODA estreia o Elroq, o seu primeiro modelo 100% elétrico no segmento dos SUV compactos e o primeiro modelo a adotar a sua nova linguagem de design Modern Solid, apresentada em julho de 2023.
Em breve disponível para configuração e com chegada aos mercados europeus prevista para o primeiro trimestre de 2025, o Elroq pode ser configurado com três dimensões de bateria e motorização.
Quatro versões, três baterias
Assente na plataforma Modular Electrifiction Toolkit (MEB) do Grupo VW, o Elroq vê as potências começarem nos 125 kW (170 cv) para o modelo de entrada Elroq 50. Há ainda as variantes 60, 85 e 85x.
- No Elroq 50 com tração traseira, há uma bateria de 52 kWh, com uma autonomia que a marca diz ser superior a 370 km.
- No Elroq 60, também com tração traseira, a bateria que o equipa é maior (59 kWh úteis), garantindo assim uma autonomia superior a 400 km. O motor desenvolve 150 kW (204 cv) e 310 Nm de binário.
- Há depois as duas variantes mais potentes, a 85 e a 85x, com bateria com 77 kWh úteis de capacidade. A variante 85 conta com um motor elétrico traseiro de 210 kW (286 cv) que entrega um binário de 545 Nm. A autonomia prevista para esta unidade é de mais de 560 km em ciclo WLTP. Já a variante 85x conta com um motor adicional no eixo dianteiro, proporcionando tração às quatro rodas.
Quanto a tempos de carregamento das baterias, a marca diz que estes são reduzidos para todas as variantes, dadas as capacidades de carregamento e pré-aquecimento otimizado que compõem o Elroq.
Asim, com taxas de carregamento de até 175 kW, a bateria de 82 kWh das variantes 85 e 85x pode ser carregada até 80% em apenas 28 minutos. Para o Elroq 50 e Elroq 60, que suportam potência de carregamento de até 145 kW e 165 kW, respetivamente, o mesmo processo demora 25 minutos.
A bordo do Elroq
Ao volante, o condutor conta com um ecrã de infotainment central de 13 polegadas como equipamento de série.
A nova interface de utilizador, apresentada pela primeira vez no autal Enyaq e nas novas gerações do Superb e Kodiaq, apresenta, segundo a marca, um design gráfico claro e intuitivo. Ao condutor é dada a possibilidade de definir até cinco atalhos para as funções do veículo mais frequentemente utilizadas e três atalhos para aplicações.
E porque os controlos analógicos ainda pesam na hora da escolha, a ŠKODA equipou o cockpit com uma barra de botões físicos de acesso rápido a menus que controlam: sistemas de assistência, modos de condução, funções de estacionamento e controlo da climatização.
O Digital Cockpit exibe todos os dados essenciais da condução. Como opção estão disponíveis um head-up display com funções de Realidade Aumentada e gráficos melhorados. Este display apresenta a velocidade, sinais de trânsito reconhecidos, informações sobre o cruise control e sistemas de assistência, assim como instruções de navegação. Além disso, a Realidade Aumentada projeta informação adicional no campo de visão do condutor, incluindo setas de navegação dinâmicas, marcadores de destino, logótipos de boas-vindas e despedidas, e auxílios dinâmicos à condução.
O novo Elroq conta com uma bagageira com capacidade de 470 litros, podendo mesmo ser aumentada até 1.580 litros, quando rebaixados os bancos traseiros.