A segunda geração do Škoda Enyaq vem juntar-se ao Škoda Elroq recentemente lançado. Ambos são SUVs 100% elétricos e partilham a plataforma MEB, mas destinam-se a perfis diferentes de público.
Se as frotas das empresas foram grandes responsáveis pela divulgação do Enyaq em Portugal, a segunda geração surge ainda com maior apelo visual, mais tecnologia a bordo, mais autonomia e maior eficiência de carregamento.
Como se pode perceber por esta imagem, apesar do preço de algumas versões se encontrarem, o novo Škoda Enyaq parece pensado para famílias que valorizam o espaço e o requinte, enquanto o Elroq pisca o olho a utilizadores mais jovens ou urbanos.
Škoda Elroq. Olá empresas! Sou SUV, elétrico, compacto e acessível
Para não se confundirem, o Enyaq cresceu face à geração anterior e adquiriu uma nova imagem, ganhando mais autonomia (até 596 km), mais tecnologia e conforto.
O representante da marca em Portugal coloca como concorrentes o Kia EV6, o BYD Seal U, o Toyota bZ4X e o Hyundai IONIQ 5, que, à excepção do Seal U, só dispõem de motorizações 100% elétricas. A este lote acrescentaríamos o Peugeot E-3008, modelo que, ao contrário dos anteriores, dispõe de duas versões híbridas, uma das quais plug-in.
O Škoda Enyaq mantém versões SUV e Coupé e, tal como o Elroq, adota a nova linguagem de design Modern Solid. Com 4,66 m de comprimento (o Elroq tem 4,49 m), o Enyaq destaca-se com uma bagageira de 585 litros (470 L no Elroq).
Em Portugal, os preços ao público começam no patamar dos 34 mil euros + IVA (Enyaq 60). A tabela de preços de toda a gama encontra-se no final do texto.
Motores, autonomias e velocidades de carregamento do Škoda Enyaq
Versão | 60 | 85 | 85x |
---|---|---|---|
Tração | Traseira | Traseira | Integral |
Potência | 150 kW | 210 kW | 210 kW |
Capacidade da bateria (total/útil) | 63/59 kWh | 82/77 kWh | 82/77 kWh |
Autonomia | 437 (446) km | 586 (596) km | 549 (558) km |
Capacidade de carregamento | 165 kW | 135 kW | 175 kW |
Tempo de carga (10% – 80%) | 24 minutos | 28 minutos | 28 minutos |
Melhorias aerodinâmicas significativas contribuíram para incrementar a autonomia: o Enyaq SUV possui um coeficiente de apenas 0,245 (antes 0,256), enquanto o Enyaq Coupé atinge os 0,225 (antes 0,234), tornando-se o modelo mais aerodinâmico da gama.
O novo Škoda Enyaq oferece duas dimensões de bateria (63 kWh e 82 kWh) e três variantes de motorização elétrica, com potências entre 150 kW e 210 kW.
O Enyaq 60, com tração traseira, disponibiliza 150 kW e autonomia moderada, enquanto o Enyaq 85 (também com tração traseira) eleva a potência para 210 kW e incorpora a bateria maior.
O topo de gama, Enyaq 85x, conta com um segundo motor no eixo dianteiro, garantindo tração integral, melhor estabilidade e eficiência. As versões 85 e 85x atingem os 180 km/h, enquanto o Enyak 60 fica nos 160 km/h.
A autonomia máxima ultrapassa os 595 km (ciclo WLTP), capacitando o Enyaq adequado para longas distâncias. Já com a anterior versão, em 2022 fomos de Lisboa ao Algarve sem esgotar a bateria.
O carregamento rápido foi também significativamente melhorado: a bateria de 82 kWh aceita carregamento rápido até 175 kW e a de 63 kWh até 165 kW. Em teoria, isto permitirá recarregar as duas baterias em menos de 30 minutos. Em postos AC, todas as versões suportam até 11 kW.
Pela primeira vez, o Enyaq 85 e 85x introduzem o carregamento bidirecional (V2H), gerindo o fluxo elétrico através de uma wallbox DC compatível que virá a ser disponibilizada mais tarde.
Robustez e sustentabilidade
A linguagem Modern Solid aplicada à segunda geração do Škoda Enyaq traduz-se num design mais robusto, minimalista e tecnológico, com foco na sustentabilidade e digitalização.
O lettering Škoda substitui agora o logótipo tradicional no capot e no volante, ganhando maior destaque e visibilidade. Esta assinatura estilizada surge também em evidência na traseira do veículo, reforçando a nova identidade visual da marca.
O interior continua a oferecer muito espaço para passageiros e bagagens (até 1.710 litros no SUV e 1.610 litros no Coupé), com equipamentos e informações atualizadas no cockpit digital de 5″ atrás do volante redesenhado que ganhou o lettering Škoda ao centro.
Esta nova assinatura estilizada que substitui o logótipo tradicional da marca checa surge também no capot e na traseira do veículo, reforçando a identidade visual da marca.
Apesar da evolução visual e tecnológica, o Enyaq mantém os práticos detalhes Simply Clever da marca, como soluções inteligentes de arrumação e funcionalidades pensadas para tornar o dia a dia mais prático, como o código QR na bagageira, o raspador de gelo sustentável com medidor de profundidade do piso, guarda-chuva no apoio de braço, ganchos para sacos e carregamento rápido USB-C dianteiro e traseiro.
O volante é aquecido de série, assim como os bancos dianteiros, elétricos e ventilados, sistema Keyless Advanced e climatização Climatronic.
Preços em Portugal da gama Škoda Enyaq
VERSÃO | BATERIA | POTÊNCIA | PREÇO BASE (euros) | IVA (euros) | PVP (euros) |
---|---|---|---|---|---|
Enyaq Coupé 60 | 63 kwh | 204 cv | 35 921,00 | 8 265,12 | 44 200,42 |
Enyaq Coupé Sportline 60 | 63 kwh | 204 cv | 39 532,04 | 9 095,66 | 48 642,01 |
Enyaq Coupé Plus 85 | 82 kwh | 286 cv | 42 423,90 | 9 761,18 | 52 201,07 |
Enyaq Coupé Sportline 85 | 82 kwh | 286 cv | 43 644,37 | 10 041,89 | 53 702,26 |
Enyaq Coupé Plus 85x | 82 kwh | 286 cv | 44 735,12 | 10 293,20 | 55 046,25 |
Enyaq Coupé Sportline 85x | 82 kwh | 286 cv | 45 954,33 | 10 573,62 | 56 545,88 |
Enyaq Coupé RS 85x | 84 kwh | 340 cv | 46 848,59 | 10 779,30 | 57 645,82 |