A segunda geração do Škoda Enyaq vem juntar-se ao Škoda Elroq recentemente lançado. Ambos são SUVs 100% elétricos e partilham a plataforma MEB, mas destinam-se a perfis diferentes de público.

Se as frotas das empresas foram grandes responsáveis pela divulgação do Enyaq em Portugal, a segunda geração surge ainda com maior apelo visual, mais tecnologia a bordo, mais autonomia e maior eficiência de carregamento.

skoda enyak preços

Como se pode perceber por esta imagem, apesar do preço de algumas versões se encontrarem, o novo Škoda Enyaq parece pensado para famílias que valorizam o espaço e o requinte, enquanto o Elroq pisca o olho a utilizadores mais jovens ou urbanos.

Škoda Elroq. Olá empresas! Sou SUV, elétrico, compacto e acessível

Para não se confundirem, o Enyaq cresceu face à geração anterior e adquiriu uma nova imagem, ganhando mais autonomia (até 596 km), mais tecnologia e conforto.

O representante da marca em Portugal coloca como concorrentes o Kia EV6, o BYD Seal U, o Toyota bZ4X e o Hyundai IONIQ 5, que, à excepção do Seal U, só dispõem de motorizações 100% elétricas. A este lote acrescentaríamos o Peugeot E-3008, modelo que, ao contrário dos anteriores, dispõe de duas versões híbridas, uma das quais plug-in.

O Škoda Enyaq mantém versões SUV e Coupé e, tal como o Elroq, adota a nova linguagem de design Modern Solid. Com 4,66 m de comprimento (o Elroq tem 4,49 m), o Enyaq destaca-se com uma bagageira de 585 litros (470 L no Elroq).

Em Portugal, os preços ao público começam no patamar dos 34 mil euros + IVA (Enyaq 60). A tabela de preços de toda a gama encontra-se no final do texto.

Motores, autonomias e velocidades de carregamento do Škoda Enyaq

Versão608585x
TraçãoTraseiraTraseiraIntegral
Potência150 kW210 kW210 kW
Capacidade da bateria (total/útil)63/59 kWh82/77 kWh82/77 kWh
Autonomia437 (446) km586 (596) km549 (558) km
Capacidade de carregamento165 kW135 kW175 kW
Tempo de carga (10% – 80%)24 minutos28 minutos28 minutos

 

Melhorias aerodinâmicas significativas contribuíram para incrementar a autonomia: o Enyaq SUV possui um coeficiente de apenas 0,245 (antes 0,256), enquanto o Enyaq Coupé atinge os 0,225 (antes 0,234), tornando-se o modelo mais aerodinâmico da gama.

O novo Škoda Enyaq oferece duas dimensões de bateria (63 kWh e 82 kWh) e três variantes de motorização elétrica, com potências entre 150 kW e 210 kW.

O Enyaq 60, com tração traseira, disponibiliza 150 kW e autonomia moderada, enquanto o Enyaq 85 (também com tração traseira) eleva a potência para 210 kW e incorpora a bateria maior.

O topo de gama, Enyaq 85x, conta com um segundo motor no eixo dianteiro, garantindo tração integral, melhor estabilidade e eficiência. As versões 85 e 85x atingem os 180 km/h, enquanto o Enyak 60 fica nos 160 km/h.

A autonomia máxima ultrapassa os 595 km (ciclo WLTP), capacitando o Enyaq adequado para longas distâncias. Já com a anterior versão, em 2022 fomos de Lisboa ao Algarve sem esgotar a bateria.

O carregamento rápido foi também significativamente melhorado: a bateria de 82 kWh aceita carregamento rápido até 175 kW e a de 63 kWh até 165 kW. Em teoria, isto permitirá recarregar  as duas baterias em menos de 30 minutos. Em postos AC, todas as versões suportam até 11 kW.

Pela primeira vez, o Enyaq 85 e 85x introduzem o carregamento bidirecional (V2H), gerindo o fluxo elétrico através de uma wallbox DC compatível que virá a ser disponibilizada mais tarde.

Robustez e sustentabilidade

A linguagem Modern Solid aplicada à segunda geração do Škoda Enyaq traduz-se num design mais robusto, minimalista e tecnológico, com foco na sustentabilidade e digitalização.

O lettering Škoda substitui agora o logótipo tradicional no capot e no volante, ganhando maior destaque e visibilidade. Esta assinatura estilizada surge também em evidência na traseira do veículo, reforçando a nova identidade visual da marca.

O interior continua a oferecer muito espaço para passageiros e bagagens (até 1.710 litros no SUV e 1.610 litros no Coupé), com equipamentos e informações atualizadas no cockpit digital de 5″ atrás do volante redesenhado que ganhou o lettering Škoda ao centro.

Esta nova assinatura estilizada que substitui o logótipo tradicional da marca checa surge também no capot e na traseira do veículo, reforçando a identidade visual da marca.

Apesar da evolução visual e tecnológica, o Enyaq mantém os práticos detalhes Simply Clever da marca, como soluções inteligentes de arrumação e funcionalidades pensadas para tornar o dia a dia mais prático, como o código QR na bagageira, o raspador de gelo sustentável com medidor de profundidade do piso, guarda-chuva no apoio de braço, ganchos para sacos e carregamento rápido USB-C dianteiro e traseiro.

O volante é aquecido de série, assim como os bancos dianteiros, elétricos e ventilados, sistema Keyless Advanced e climatização Climatronic.

Preços em Portugal da gama Škoda Enyaq

VERSÃOBATERIAPOTÊNCIAPREÇO BASE (euros)IVA (euros)PVP (euros)
Enyaq Coupé 6063 kwh204 cv35 921,008 265,1244 200,42
Enyaq Coupé Sportline 6063 kwh204 cv39 532,049 095,6648 642,01
Enyaq Coupé Plus 8582 kwh286 cv42 423,909 761,1852 201,07
Enyaq Coupé Sportline 8582 kwh286 cv43 644,3710 041,8953 702,26
Enyaq Coupé Plus 85x82 kwh286 cv44 735,1210 293,2055 046,25
Enyaq Coupé Sportline 85x82 kwh286 cv45 954,3310 573,6256 545,88
Enyaq Coupé RS 85x84 kwh340 cv46 848,5910 779,3057 645,82

 

Škoda Enyaq